É raro ser canhoto? Entenda mais 

Compartilhar

Ser canhoto significa ter o uso preferencial do lado esquerdo do corpo para a realização de tarefas manuais. Embora seja associado principalmente à escrita, o canhotismo também pode influenciar outras tarefas, incluindo esportes. 

Historicamente, o canhotismo já foi associado ao macabro — de fato, o latim para “esquerda” é “sinistra”, ou sinistro. Foi apenas a partir de descobertas científicas que foi possível o desvencilhar de tal misticismo, embora parte do mistério ainda continue. 

Quando a dupla hélice do DNA foi decodificada, muitos geneticistas acreditaram que o segredo para o canhotismo estaria escondido no DNA. Entre outras hipóteses, acreditava-se que a preferência ao lado esquerdo estivesse associada à um único gene, porém, não é bem assim. 

Não existe um único que indique o canhotismo — a característica é determinada por diversos fatores. Além disso, os genes são responsáveis ​​apenas por cerca de 25% do tempo do porquê algumas pessoas são canhotas.

DNA sintético poderá armazenar dados digitais

O que leva uma pessoa a ser canhota? 

Uma análise de 2019 descobriu 41 áreas no DNA ligadas ao canhotismo. Ou seja, assim como a asma ou a altura, ser canhoto é uma característica poligênica — que envolve mais de um gene.

Mais tarde, em 2024, pesquisadores encontraram variantes genéticas raras que alteram proteínas que podem estar associadas à característica. A pesquisa envolveu a análise dos genes de 350 mil indivíduos com o objetivo de explorar como variantes genéticas raras influenciam a preferência de uma mão à outra. 

“A dominância da mão é uma manifestação da assimetria do cérebro, com o canhoto decorrente do controle dominante do hemisfério direito do cérebro. Esta característica se desenvolve cedo na vida, durante o desenvolvimento embrionário”, disse Clyde Francks, autor principal do estudo, ao ZME Science

Foi descoberto que a herdabilidade do canhotismo devido a raras variantes de codificação no exoma (as sequências de DNA que codificam proteínas) é muito baixa – apenas 1%. Além disso, eles descobriram que um gene chamado TUBB4B tem 2,7 vezes mais probabilidade de conter variantes de codificação raras em pessoas canhotas.

O TUBB4B é o modelo de uma proteína de microtúbulos que constitui o citoesqueleto, a estrutura que dá forma às células. Isso sugere que os microtúbulos estão envolvidos na criação de assimetrias no cérebro, como o domínio da linguagem no hemisfério esquerdo, mas também o controle manual.

“Não fiquei surpreso porque já suspeitávamos, a partir de outros trabalhos, que a assimetria cerebral varia principalmente devido à aleatoriedade no embrião inicial. (…) Variantes genéticas raras em apenas um punhado de pessoas podem identificar genes que fornecem pistas sobre mecanismos de desenvolvimento de assimetria cerebral em todas as pessoas. O TUBB4B poderia ser um bom exemplo disso”, continuou Francks.

Outras possíveis causas 

Além da genética, o estresse materno também pode ser uma das “causas” do canhotismo. Em um estudo, foi observado que fetos de mulheres grávidas super estressadas eram mais propensos a tocar mais no rosto com a mão esquerda do que com a direita. 

Isso pode ser um dos primeiros indícios do nascimento de uma pessoa canhota

Outras evidências apoiam essa teoria. Em um estudo de 2008 sobre mães e seus filhos de 5 anos, as mulheres que ficaram deprimidas ou estressadas durante a gravidez tinham maior probabilidade de ter filhos ambidestros ou canhotos. 

Por outro lado, outros especialistas acreditam que a preferência manual pode ter a ver com as diferenças de desenvolvimento entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. O hemisfério direito controla o movimento do lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo controla o movimento do lado direito do corpo.

Todas essas hipóteses e descobertas indicam que a característica é um resultado de fatores genéticos, biológicos e ambientais. 

É raro ser canhoto? 

Sim! A população é composta, em maioria, de destros. Apenas 10% da população mundial é canhota

A raridade dessa característica pode estar relacionada à maior parte do misticismo histórico ao uso da mão esquerda como dominante. Adicionalmente, ainda recentemente, no início do século 20, muitos educadores e pais forçaram os canhotos a “retreinar” as suas tendências naturais para se tornarem destros.

Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

Os canhotos fazem tudo com a mão esquerda?

Embora o canhotismo indique a dominância da mão esquerda, isso não significa que todas as pessoas com essa característica realizem todas as tarefas manuais da mesma forma. De fato, muitas pessoas canhotas tiveram que se adaptar a um mundo idealizado, majoritariamente, para pessoas destras. 

Muitas dessas pessoas realizam tarefas com a mão direita devido à falta de disponibilidade de produtos para pessoas com a dominância do lado esquerdo. Esse é o caso de tesouras, abridores de lata, cadernos e até mesmo mouses de computador. 

Contudo, apesar de raros, existem produtos específicos para pessoas que possuem a mão esquerda dominante.

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais