Você gosta de ouvir o canto dos pássaros? Conheça mais sobre a música da natureza
O canto dos pássaros são as vocalizações complexas emitidas por aves da subordem Passeri, da ordem Passeriforme. As duas principais funções desse canto são para defender territórios ou atrair parceiros, ou seja, são uma forma de comunicação.
No entanto, pesquisadores modernos acreditam que os cantos mais curtos, também reconhecidos como “chamados”, podem possuir diversas funções, como a sinalização de predadores e alimentos.
Em geral, os pássaros gastam muita energia para cantar. Por isso, os pequenos alertas emitidos por esses animais são de grande importância na comunicação entre aves da mesma espécie.
Adicionalmente, o canto dos pássaros também é utilizado para o reconhecimento e identificação de aves. Porém, esse não é o único benefício desse canto para os seres humanos. De fato, algumas pesquisas acreditam que as vocalizações das aves podem possuir efeitos positivos na saúde humana.
Como os pássaros cantam?
O canto dos pássaros é produzido através de um órgão vocal chamado siringe. Localizada no tórax das aves, a siringe possui duas câmaras, que permitem que os pássaros criem duas notas diferentes ao mesmo tempo, que são intercaladas em cada parte do órgão.
Diferentemente dos seres humanos, os pássaros não possuem cordas vocais. Em vez disso, apresentam um par de membranas timpânicas, localizadas após a laringe, onde se dividem em ambas as câmaras da siringe.
As diferentes notas alcançadas pelos cantos dos pássaros são produzidas através do controle do ar dos animais. Esse controle é feito com ajuda dos músculos, que vibram sobre as membranas para criar uma grande variedade de tons.
Efeito do canto dos pássaros na saúde humana
Diversas pesquisas já comprovaram os efeitos positivos da natureza na saúde humana, cujos benefícios podem derivar tanto do ar, quanto dos raios solares e outras fontes naturais. Entretanto, outros estudos na área comprovaram que a fauna também pode oferecer resultados similares.
Portanto, foi descoberto que o canto dos pássaros pode ser uma fonte desses benefícios, principalmente à saúde mental.
Em um estudo publicado na Nature, pesquisadores pediram a cerca de 1.300 participantes para coletarem informações sobre seus ambientes e bem-estar três vezes ao dia usando um aplicativo do celular. Embora os participantes não tenham sido informados sobre o potencial do efeito do canto dos pássaros, a análise desses dados ofereceu uma grande descoberta ao time.
O grupo de pesquisadores concluiu que existe uma associação entre escutar o canto dos pássaros, ou simplesmente observar os animais, e a melhoria do bem-estar mental dos participantes. Além disso, foi observado que esses efeitos podem durar horas após o contato com as aves.
Similarmente, uma enquete realizada na Inglaterra, durante o evento de observação de pássaros Big Garden Birdwatch, teve resultados parecidos. De acordo com a enquete da YouGov encomendada pela RSPB, responsável pelo evento, 91% dos adultos britânicos que participaram concordaram que ver e ouvir o canto dos pássaros teve um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar.
Efeitos na ansiedade
Um outro estudo comprovou que ouvir apenas seis minutos de clipes de áudio do canto dos pássaros pode reduzir sentimentos de ansiedade, depressão e paranoia em participantes saudáveis. Nele, pesquisadores instruíram 295 participantes a autoavaliar seus estados emocionais e fazer um teste de memória cognitiva.
Os participantes foram separados em diferentes grupos que foram submetidos a diferentes sons, como o canto dos pássaros de maior ou menor diversidade e ruídos de trânsito. Depois, reavaliaram seus estados emocionais e realizaram outro teste de memória cognitiva.
Foi comprovado que os participantes que ouviram cantos de pássaros mais diversos relataram uma diminuição nos sintomas depressivos, além de reduções significativas nos sentimentos de ansiedade e paranoia. Adicionalmente, o grupo com a menor diversidade de cantos também obteve resultados similares.
Em contraste, os ruídos de trânsito foram associados à piora dos sintomas de estados depressivos.
Como isso acontece?
Não se sabe exatamente porque o canto dos pássaros possui esse efeito na mente humana. Contudo, de acordo com Emil Stobbe, estudante de pós-graduação em neurociência ambiental do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, as aves podem fazer com que as pessoas se sintam mais conectadas à natureza.
“O que há de especial no canto dos pássaros é que, mesmo que as pessoas vivam em ambientes muito urbanos e não tenham muito contato com a natureza, elas associam o canto dos pássaros a ambientes naturais vitais e intactos”, disse o especialista.
Quer experimentar os possíveis efeitos calmantes do canto dos pássaros? Confira o vídeo a seguir: