Empresários se juntam à luta contra os plásticos descartáveis e lançam modelos de canudos biodegradáveis, compostáveis e até comestíveis
Os canudos biodegradáveis podem ser o futuro. Eles são feitos de materiais que se decompõem com maior facilidade quando na natureza. Isso garante uma redução considerável da emissão de gases poluentes. Mas para além daqueles que se degradam facilmente, existem os que podem ser ingeridos como alimento.
O problema do canudo de plástico
Os de plástico se tornaram um grande problema ecológico. Eles já representam 4% de todo o lixo plástico produzido no mundo e, como são feitos dos plásticos polipropileno e poliestireno, não são biodegradáveis e sua reciclagem é difícil.
Eles podem levar até mil anos para se decompor no meio ambiente. Mas será que são mesmo necessários? O mercado tem se ajustado à luta contra os descartáveis e começam a surgir alternativas. O canudo de papel é cada vez mais comum e já existem também modelos de canudos biodegradáveis e até comestíveis.
Já o canudo de plástico é um item a ser evitado. Mesmo quando descartado corretamente, ele pode escapar para a natureza e ser carregado pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática. Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento.
Além disso, nas praias e mares, esses canudos são também fonte de formação de microplástico, o pior formato possível para o plástico e que já está presente nos alimentos, no sal, na água potável e até em garrafas de água mineral! Saiba mais sobre os impactos e alternativas ao consumo do canudo de plástico.
Preocupados com o meio ambiente e com os impactos do lixo plástico, alguns empresários já lançaram alternativas ao canudo de plástico. O canudo de papel é cada vez mais presente, já que é uma opção biodegradável. Porém, ele também acaba sendo fonte de poluição até sua completa biodegradação. Afinal, o modelo foi pensado como um descartável. As melhores opções são os canudos comestíveis e os modelos de canudo compostável.
Conheça algumas alternativas de canudos biodegradáveis disponíveis ou em fase de implementação:
1) Sorbos
O modelo espanhol é um canudo comestível que já está em comercialização. Os canudos são 100% biodegradáveis e fabricados nos sabores morango, laranja, limão, canela, gengibre e maçã verde. Eles não alteram o sabor da bebida e não tem adição de açúcares. Os canudos também podem ser personalizados através do site da empresa, que entrega sem custos na Espanha e em Portugal.
2) Hay Straws
Nos Estados Unidos, também já é possível comprar canudos feitos a partir de talos de trigo. A matéria-prima é um subproduto natural da plantação comercial de trigo. Por isso, o canudo não é um competidor de recursos com a indústria alimentícia. O canudo é biodegradável e compostável.
3) Wisefood
O engenheiro de alimentos Konstantin Neumann e seus colegas da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, criaram canudos comestíveis feitos a partir dos resíduos da produção alemã de sucos de maçã.
A Alemanha produz cerca de 100 toneladas de resíduos de maçã por ano em sua indústria de sucos. Essa matéria orgânica seria suficiente, segundo os pesquisadores, para substituir 50% de todos os canudos de plástico usados no país. O canudo lançado pela Wisefood tem sabor morango e um sabor limão. Ele é biodegradável e comestível e já tem sido vendido para restaurantes, hotéis e supermercados.
4) Lolistraw
Outro produto em fase de desenvolvimento é o Lolistraw, que criou uma campanha de crowdfunding para sua viabilização. Idealizado por duas designers industriais que já trabalham com copos comestíveis. Ele é comestível, compostável e 100% biodegradável.