Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Consumir cardamomo em pratos diários ou bebidas pode melhorar quadros de pressão alta e câncer

Cardamomo é uma especiaria que pode ser encontrada como frutos secos inteiros, moídos, em sementes, ou até mesmo como óleo essencial. Bastante presente na culinária asiática, a planta que dá vida a iguaria é a Elettaria cardamomum, da família do gengibre (Zingiberaceae). Devido ao seu gosto que varia entre doce e salgado, é possível utilizar o cardamomo em bebidas e até na comida, como no arroz

Nativo da região do Sul da Ásia, mais especificamente da Índia, o tempero conta com um sabor intenso, porém ligeiramente doce, que costuma ser comparado ao hortelã. Ainda que provenha de uma planta selvagem nativa das florestas úmidas da Índia, a iguaria tem como grandes fornecedores o Sri Lanka e a Guatemala. Sendo esta última uma das maiores produtoras de cardamomo no mundo.

O produto que mais é vendido, principalmente no país da América Central, é a variação verde da especiaria. Todavia também existe a variação preta e as sub-variações amarelo e branco. Para entender melhor a diferença, é preciso saber que o cardamomo verde é colhido ainda no auge de seu amadurecimento. Por isso, é mais usado como um fruto inteiro e em receitas doces, e assim, também contém um grande valor no mercado. 

Quais os tipos de cardamomo?

Diferente da variação verde, o cardamomo preto tem um custo menor. Afinal, são usadas apenas as sementes da iguaria. Isso se dá porque ele é colhido muito depois de seu amadurecimento. Causando um sabor mais frio às vagens, que algumas pessoas consideram próximo a cânfora. É necessário tomar cuidado e prestar atenção na hora de comprar o tempero. De forma que se tenha certeza que ele será perfeito para a sua finalidade.

Na era das refeições rápidas, e alimentos processados, é difícil saber quais são os nutrientes que trazem benefícios ao corpo humano. Por isso, cozinhar pode ser uma boa maneira de ter uma vida mais saudável. Já que assim é possível aprender um pouco mais sobre temperos com potencial benéfico à saúde. A especiaria cardamomo é um bom exemplo para esta situação.

Com alimentos processados, dieta da população brasileira está cada vez mais padronizada

BENEFÍCIOS DO CARDAMOMO:

Ajuda no controle da hipertensão 

Diversos estudos da área da saúde comprovam que o cardamomo pode gerar benefícios ao corpo humano. Um deles, publicado pela revista Indiana Biochem Biophys, comprovou que depois de consumir 3 gramas de pó de cardamomo, 20 adultos recém-diagnosticados com hipertensão tiveram uma queda significativa no nível de pressão. Os pesquisadores acreditam que os resultados promissores se devem aos altos níveis de antioxidantes presentes na iguaria. 

Pode conter compostos que ajudam na luta contra o câncer

Além disso, outras pesquisas sobre a especiaria mostraram que os compostos presentes em sua estrutura podem ajudar na luta contra células de câncer. De acordo com pesquisa publicada pela revista Medical Food, o pó de cardamomo aumenta a atividade de enzimas necessárias na luta contra a doença. O tempero também pode melhorar a habilidade natural das células de eliminar tumores. 

Porém, estes estudos foram realizados apenas em animais. Por isso não se pode confirmar se o cardamomo é realmente eficaz na redução das células cancerígenas em humanos. 

Tem efeito anti-inflamatório 

Como já foi mencionado, os antioxidantes estão presentes em grande quantidade no cardamomo. Eles são responsáveis por proteger as células de danos e reduzir as inflamações. Os povos da Índia tem usado a especiaria para essa função há muitos anos, principalmente se tratando de inflamações bucais.

Um estudo realizado pela revista Biomed Pharmacother mostrou que o extrato de cardamomo é capaz de inibir pelo menos quatro compostos inflamatórios em diferentes ratos. Já outra pesquisa mostrou que comer o pó do fruto pode diminuir inflamações no fígado causadas por uma dieta com grandes quantidades de carboidrato e gordura.

carboidratos
Carboidratos: vilões ou mocinhos?

Pode ajudar no tratamento de mau hálito e cáries 

Esse tipo de utilização da iguaria é muito antigo. Ele começou a ser usado por sociedades que tiveram o primeiro contato com o fruto do cardamomo. Naquela época, até os dias de hoje, era comum comer uma vagem inteira do alimento depois da refeição, como estratégia de manter o hálito fresco.

O motivo pelo qual isso é possível tem relação com a propriedade do cardamomo em combater as bactérias que normalmente estão presentes na região bucal. Segundo um estudo, os extratos também foram eficientes em cinco bactérias que causam cáries, prevenindo que elas crescessem na área.

Como utilizar na cozinha

Quando se fala em culinária, a iguaria pode ser encontrada nos mais diversos pratos e bebidas. Isso porque o cardamomo costuma ser doce e salgado. Possibilitando sua utilização em doces, ou até mesmo em pratos principais, desde arroz até mesmo sopa. Algumas receitas famosas que têm o tempero em sua composição são bolo de banana, coco e cardamomo; Paneer Kurma, um tipo de curry vegetariano que utiliza o queijo Paneer, comum na Índia; e chocolate quente com chantilly.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais