Para diminuir o uso substâncias tóxicas, alternativas sustentáveis são de grande ajuda para acabar com carrapatos e pulgas no seu animal de estimação
Pulgas e carrapatos são um problema muito conhecido por quem tem cachorros e gatos. Eles também podem acometer muitos outros animais, como coelhos, roedores e aves. Além da coceira, esses bichinhos podem causar alergias e transmitir doenças, como a dipilidiose, erliquiose, babesiose e muitas outras.
Os remédios mais utilizados para tratar as infestações por pulgas e carrapatos costumam ser tóxicos para o meio ambiente. Por isso, utilizar técnicas alternativas para acabar com carrapatos e pulgas nos seus animais de estimação, reduzindo a necessidade de usar medicamentos convencionais, pode ser uma ótima pedida.
Como acabar com carrapatos e pulgas
Listamos abaixo alguns métodos naturais e caseiros antipulgas:
Pente antipulgas
Existe um pente próprio para “varrer” as pulgas dos pelos de seu animal. Molhe o bichinho antes de usar, para que as pulgas não pulem em você ou na casa, e escove o pele do seu animal de estimação. Após remover todas as pulgas, coloque-as em um recipiente com água e depois descarte.
Óleo de neem
Esse produto natural apresenta ações antifúngica, antibacteriana, antiviral, antisséptica e anti-inflamatória. Mas gatos e outros animais menores são muito sensíveis e podem ter reações adversas, então, para usar óleos como o de neem neles, é recomendável perguntar ao médico veterinário se há uma diluição segura. Para aplicá-lo em cães, adicione 10 ml do óleo em 500 ml de shampoo e dê banho uma vez por semana até as pulgas e carrapatos sumirem.
Para evitar o consumo excessivo de água, também é possível aplicar um pouco do óleo de neem (diluído) em um lenço ou bandana e amarrá-lo no pescoço do seu animal. Você pode reaplicar o óleo toda semana ou sempre que trocar a bandana.
O óleo usado dessa forma tem ação inseticida, mas também existe um repelente à base de neem, que você pode adquirir na Loja eCycle – saiba como dar um banho sustentável no seu gato ou cachorro.
Spray de limão
Faça o seu próprio spray antipulgas e carrapatos. O cheiro do limão é muito agradável para nós, mas nem um pouco para eles; por isso, a receita a seguir serve, ao mesmo tempo, como perfume e repelente:
- Ferva quatro xícaras de água;
- Adicione seis limões cortados ao meio e deixe-os cozinhando em fogo baixo por cerca de uma hora e meia;
- Quando esfriar, coloque o chá em um borrifador para poder aplicar no animal, evitando o rosto.
A mistura pode ficar na geladeira por uma semana e ser aplicada a cada dois dias.
Armadilha
Algum cômodo da sua casa está com muitas pulgas? Este método pode ajudar a reduzir a infestação. Basta você encher um prato não muito fundo com água, misturar um pouco de detergente e colocar uma luminária direcionada para o prato. As pulgas serão atraídas pelo calor e pela luminosidade, mas assim que caírem na água, não conseguirão sair por causa do detergente.
Cuidados com a casa
Para cada pulga ou carrapato que você vê no animal, saiba que há dezenas de ovos e formas juvenis no ambiente. Para resolver esse problema, faça um tratamento na casa logo após tratar o animal. Borrife bicarbonato de sódio e sal (uma mistura de partes iguais) em todos os tapetes, assoalhos, sofás, etc. Deixe agir durante a noite, mantendo o animal afastado do local. No dia seguinte, aspire toda a sujeira e descarte a fuligem em um saco bem amarrado para as larvas não escaparem. É importante também lavar a caminha do seu animal na máquina de lavar com água bem quente. Repita este processo sempre que necessário.