Carros movidos a diesel poluem mais que os a gasolina, revela estudo

Compartilhar

Há quatro fatores principais que contribuem para essa diferenciação

Os carros a diesel, já conhecidos como grandes poluidores do ar, são também responsáveis por taxas de liberação de CO2 maiores que as dos carros a gasolina, é o que revela um novo estudo feito pela organização europeia Transport & Environment. Além das emissões de poluição tóxica na forma de óxidos de nitrogênio (NOx), os carros a diesel também produzem mais CO2 ao longo de toda sua vida útil, causando assim um impacto ambiental maior que os modelos a gasolina.

Segundo a pesquisa, que utilizou modelos europeus como referência, um carro a diesel emite 42,65 toneladas de CO2 ao longo de seu ciclo de vida, ao passo que nos modelos a gasolina esse número cai para 39 toneladas. Essa diferença se deve a quatro fatores principais: o diesel utiliza uma maior quantidade de energia para ser refinado, os motores a diesel são mais pesados, o biodiesel misturado ao combustível final aumenta as emissões de óxido de nitrogênio e os veículos a diesel rodam mais durante sua vida útil por usarem um combustível mais barato.

Os carros a diesel representam cerca de 50% do total de veículos na Europa, mas são bem menos populares no restante do mundo, com porcentagens de 1% ou 2% nos Estados Unidos e na China, respectivamente. O estudo revela ainda que, além de poluírem mais, os modelos a diesel comercializados na Europa são mais caros.

A Transport & Environment foi responsável também pelos estudos que deram início ao escândalo do dieselgate, que arrasou a imagem da Volkswagen na Europa e nos EUA (veja mais em “Entenda por que o escândalo da Volkswagen é um problema mundial de saúde pública“). Não encontramos estudos similares feitos para as condições brasileiras, mas os resultados são uma boa indicação do que aconteceria se os motores a diesel fossem liberados para veículos leves no mercado brasileiro, como quer um lobby que há anos atua no congresso (veja mais em “Dois projetos do Congresso Nacional pretendem liberar veículos leves a diesel no Brasil“).



Veja também:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais