Antioxidantes presentes no caruru-azedo podem ajudar a controlar a obesidade
O caruru-azedo, também conhecido pelo seu nome científico Hibiscus sabdariffa, é uma planta da família do hibisco — as Malváceas. A Hibiscus sabdariffa é nativa da África Ocidental e Central. No entanto, é cultivada no mundo inteiro e é a espécie mais utilizada para a produção do chá de hibisco.
Inteiramente comestível, a planta possui caules, folhas e flores que além do chá, também são usados para produzir geléias ou molhos. Diversas partes do caruru-azedo foram usados na medicina tradicional, incluindo suas sementes, folhas, frutos e raízes.
Características da planta do caruru-azedo
O caruru-azedo é uma planta arbustiva e perene — que geralmente é cultivada como anual e propagada a partir de sementes. Ela cresce melhor em solo argiloso bem drenado, principalmente em climas tropicais por ser sensível à geada.
Suas flores são brancas ou amarelas, com caules e folhas que variam entre o verde escuro ao vermelho.
Usos
Como já mencionado, o caruru-azedo é comumente utilizado na culinária e na medicina. Se consumido em quantidades normais, é seguro e indicado para problemas de constipação.
Contudo, também possui utilização na indústria têxtil para a produção de fibras de tecido, principalmente na Índia e nas Filipinas.
Nesse tipo de cultivo, os caules das plantas são submetidos a um processo de maceração, depois descascados ou batidos, libertando a fibra. Na indústria têxtil, é muitas vezes combinada com juta para a produção de tecidos de empacotamento e barbantes.
Pode comer caruru-azedo?
Sim! Todas as partes do caruru-azedo são comestíveis. Embora seja mais consumido em forma de chá, suas folhas podem ser adicionadas a saladas ou refogadas em outros pratos salgados.
Benefícios
A maioria dos benefícios do caruru-azedo são associados ao chá de hibisco. Confira:
Rico em antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias capazes de regular a quantidade de radicais livres no organismo — moléculas responsáveis pela oxidação de células saudáveis. Assim, reduzindo os riscos do desenvolvimento de estresse oxidativo e prevenindo o envelhecimento precoce.
A infusão do extrato do caruru-azedo pode reduzir o estresse oxidativo em pessoas com síndrome de Marfan, segundo uma pesquisa de 2016. Um estudo realizado em ratos de laboratório comprovou que a infusão de Hibiscus sabdariffa ajudou a proteger os animais contra danos celulares.
Pode controlar a obesidade
Os antioxidantes presentes no caruru-azedo podem controlar a obesidade, segundo um estudo de 2023. O estudo analisou como compostos antioxidantes e o ácido orgânico encontrados na planta podem impedir a formação de células de gordura.
Os pesquisadores descobriram que os polifenois do caruru-azedo têm propriedades que inibem enzimas digestivas, assim como alguns medicamentos para controlar a obesidade. Uma dessas enzimas é a lipase, que ajuda a quebrar gorduras em pequenos pedaços para que sejam absorvidas pelo organismo através do intestino.
Porém, com a inibição da lipase, o excesso de gordura do organismo não é transformado em células de gordura. Ou seja, não é acumulado, e é passado através do cólon como resíduo.
Ajuda a reduzir a pressão arterial
Um dos benefícios mais conhecidos do chá de hibisco é de que ele pode ajudar a reduzir a pressão arterial.
Em um pequeno estudo, 46 participantes diagnosticados com pressão alta foram instruídos a consumir o chá de hibisco ou um placebo. Após um mês, os participantes que tomaram o chá apresentaram uma maior diminuição na pressão do que aqueles que tomaram o placebo.
Ajuda a diminuir o crescimento de bactérias
Além de conter propriedades antioxidantes, acredita-se que o caruru-azedo pode controlar o crescimento de bactérias no organismo.
Não existem provas desse efeito em seres humanos. Porém, estudos de tubo de ensaio descobriram que o extrato da planta inibe a atividade de E. coli no organismo. Essa bactéria pode causar sintomas como cólicas, gases e diarreia.
Confira outros benefícios do caruru-azedo, ou hibisco, no nosso vídeo: