A mostra de arquitetura, decoração e paisagismo Casa Cor comemora 30 anos de existência neste ano. De 17 de maio a 10 de julho, o Jockey Club receberá arquitetos, designers e paisagistas para a realização da do tradicional evento.
Um destaque desse ano são as iniciativas sustentáveis, cada vez mais presentes no universo arquitetônico. Os visitantes da mostra poderão conferir uma edificação autônoma em energia elétrica e com baixo consumo de água potável. A Casa Aqua possui área de 50m² e é constituída de placas de concreto pré-fabricadas, em painéis que substituem os pilares, vigas e alvenarias de uma construção.
“Uma das missões da Casa Cor é apresentar aos visitantes tendências e inovações no morar, e a Casa Aqua é um exemplo disso. Esse projeto desafia um olhar sobre as questões sustentáveis e a necessidade de refletirmos sobre a utilização consciente de recursos dentro das nossas casas”, explica Livia Pedreira, Diretora Superintendente da Casa Cor.
A residência tem autonomia no consumo de eletricidade devido ao uso de painéis solares fotovoltaicos (saiba mais sobre eles aqui). A energia gerada pode ser utilizada para alimentar a iluminação e tomadas, ou carregar um veículo elétrico, por exemplo.
Um sistema de automação permite o acompanhamento em tempo real do consumo de energia. De acordo com a empresa idealizadora da Casa Aqua, a Inovatech Engenharia, essa ferramenta deve reduzir o consumo em 30% em comparação com uma residência sem a mesma tecnologia.
O projeto arquitetônico de Rodrigo Mindlin Loeb e de Caio Atílio Dotto previu uma casa que usufrui, ao máximo, de ventilação e iluminação naturais. O desempenho térmico e energético é garantido com cobertura verde e fachadas ventiladas. Elas criam um colchão de ar entre a estrutura e o acabamento externo e assim possibilitam melhor acústica e redução da umidade. Com isso, a casa evita o uso de ar-condicionado. O uso de iluminação natural e equipamentos elétricos eficientes e lâmpadas de LED de baixo consumo também auxiliam na eficiência energética.
Os ambientes da Casa Aqua são modulares e versáteis, podem ser transportados e montados em outros locais. Há um sistema de captação da água da chuva, que segue o conceito de modularidade e adaptabilidade da construção. São módulos de 97 litros que podem ser interligados no sistema “plug and play”, de acordo com as necessidades de água não potável.
“O objetivo é levar para a mostra uma residência compacta com múltiplos usos para cada um dos ambientes. Esses podem ser desmontados e montados conforme o crescimento da família, ou diminuídos. Sempre aliados a estratégias de projeto, materiais e soluções sustentáveis que contribuem para redução drástica da pegada de carbono”, comenta Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia.
Todos os materiais e acabamentos especificados possuem desempenho ambiental. Os decks da Casa Aqua são em madeira plástica, material feito de até 95% de plástico reciclado.
Segundo os profissionais responsáveis pelo projeto, “a casa pretende provocar a reflexão sobre o que é de fato necessário consumirmos para se viver bem e como isso reflete na natureza”.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais