Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda se pode colocar casca de laranja na composteira e o que fazer com esse resíduo

Afinal, é possível colocar casca de laranja na composteira? Por ser, teoricamente, um resíduo orgânico, é fácil criar a suposição de que sim, a casca de laranja pode ser adicionada em todos os tipos de compostagem com o resto dos alimentos. Porém, algumas características das cascas desse alimento podem dificultar o processo. 

Por que não pode colocar frutas cítricas na composteira?

Na vermicompostagem, por exemplo, colocar casca de laranja na composteira pode desequilibrar o pH da mistura e, consequentemente, prejudicar as minhocas que ajudam no processo de decomposição da matéria orgânica. A casca de laranja também pode potencializar um aumento de temperatura dentro da composteira, que também é prejudicial para os invertebrados. Além disso, acredita-se que o resíduo pode demorar demais para se decompor, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, fungos e mofo. (1)

Por outro lado, muitos especialistas acreditam que sim, você pode usar casca de laranja na composteira. Porém, sempre com moderação. De acordo com Costa Georgiadis, anfitrião do Gardening Australia, por exemplo, o segredo da compostagem é o equilíbrio entre os componentes adicionados na composteira. 

Contudo, ainda sim o seu uso na vermicompostagem não é recomendado por conta da mudança de pH e temperatura do composto, que podem prejudicar alguns tipos de minhoca.  

Pode usar casca de laranja na composteira?

Depende! Uma pesquisa de 2020 indica que é possível fazer a vermicompostagem de casca de laranja, porém, o resíduo deve passar por um processo de pré-compostagem para não prejudicar as minhocas. No estudo, as cascas de laranja foram picadas e deixadas em um recipiente de plástico com furos no fundo para a drenagem do líquido e coberto por uma rede para evitar a atração de insetos e roedores. De acordo com o time de pesquisadores, o tempo ideal ideal para esse processo é de aproximadamente 40 dias. Esse processo, contudo, pode dificultar a prática de compostagem caseira.

As minhocas da vermicompostagem também preferem um pH neutro e as cascas de laranja e de outros cítricos podem aumentar a acidez dentro da composteira. Por via das dúvidas, o uso de casca de laranja na composteira da vermicompostagem não é recomendado. 

Já na compostagem seca ou em outras formas de compostagem, ela até pode ser usada, mas com moderação. Primeiramente, é necessário picar a casca de laranja para que o processo de decomposição seja facilitado. Depois, ela é misturada com o resto do material orgânico e adicionada na composteira como de costume. 

É necessário lembrar, contudo, que as cascas de frutas cítricas possuem d-limoneno, um tipo de químico que não é consumido por grande parte das bactérias, e terpenos cítricos, que só podem ser quebrados por um fungo específico de cor azul-esverdeada. Por isso, o seu tempo de decomposição pode ser maior do que o resto da matéria orgânica.

O que fazer com a casca de laranja?

Não quer arriscar? A casca de laranja e outros cítricos podem ser usados de outras formas! Confira nossas matérias sobre o tema: 

laranja: não vai para a composteira
Não vai para a composteira, e agora?
Enzima cítrica
Enzima cítrica: um poderoso desengordurante caseiro

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais