A cebolinha é a folha de uma planta originária da Europa, de nome científico Allium schoenoprasum, também conhecida popularmente como cebolinha-francesa ou cebolinho, em Portugal. É uma planta que atinge no máximo 30 cm de altura, possui folhas roliças verde-escuras e flores cor-de-rosa arredondadas.
Na cozinha brasileira, ela é usada como tempero de pratos quentes, como feijão e quiches, e pode ser usada em saladas e sopas. Mas ela é muito confundida com a espécie asiática Allium fistulosum, conhecida popularmente como cebolinha-verde. O tempero é muito benéfico para a saúde, sendo rico em nutrientes, antioxidantes e pouco calórico.
Uma colher de sopa contendo três gramas de cebolinha picada fornece apenas uma caloria e menos de um grama de gordura, proteína ou carboidrato. Em contrapartida, ela fornece 3% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina A e C.
Uma colher de sopa contém: | |
Vitamina k | 6,4 microgramas |
Folato | 3 microgramas |
Cálcio | 3 miligramas |
Magnésio | 1 miligrama |
Fósforo | 2 miligramas |
Potássio | 9 miligramas |
Os nutrientes presentes na cebolinha oferecem uma série de benefícios para a saúde, incluindo a prevenção do câncer e a melhora do humor.
De acordo com um estudo, os benefícios na prevenção de câncer do colo e do reto se devem aos compostos orgânicos sulfurados encontrados na cebolinha. Os autores do estudo recomendam consumir dez ou mais porções de cebolinha ou de outros vegetais pertencentes à família Allium, como o alho, a cebola e o alho-poró.
Além disso, outro estudo, publicado no Journal of National Cancer Institute, concluiu que homens que ingerem maior quantidade de vegetais pertencentes à família Allium, como a cebolinha, apresentam menor risco de desenvolver câncer de próstata.
A colina presente na cebolinha é um nutriente importante, que ajuda na regulação do sono, dos movimentos musculares, do aprendizado e da memória. Ela também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.
A vitamina K contribui para a resistência óssea. Acredita-se que o consumo de três cebolinhas médias por dia já é o suficiente para atingir as doses diárias recomendadas de vitamina K. E, além de ajudar na saúde óssea, essa vitamina também é essencial para a coagulação do sangue.
A vitamina K também tem papel importante na produção dos hormônios do bem-estar, incluindo a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Esses hormônios regulam não apenas o humor, mas também o sono e o apetite.
A saúde do coração é beneficiada pelo potássio e o composto orgânico alicina presentes na cebolinha. Outro composto orgânico, a quercetina, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a placa arterial, levando a uma melhor saúde cardiovascular e a um menor risco de pressão arterial alta, aterosclerose, doenças cardíacas e derrame.
A cebolinha contém carotenos luteína e zeaxantina. Esses compostos reduzem o estresse oxidativo nos olhos, retardando o desenvolvimento de catarata, conferindo a propriedade de fazer bem para a visão.
A vitamina C presente na cebolinha pode beneficiar o sistema imunológico e ajudar na prevenção de gripes e resfriados.
A alicina, também presente no alimento, e em grande quantidade no alho, também tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias.
O sabor característico do alimento se dá, principalmente, devido ao seu consumo de forma crua. Quando cozida com outros alimentos, a cebolinha possui um sabor mais leve e menos “picante”. No entanto, a planta pode ser consumida de ambas as formas, oferecendo benefícios de qualquer forma.
Em geral, o consumo desse alimento é considerado seguro. Porém, pode possuir contraindicações.
Esse é o caso de pessoas que tomam anticoagulantes. A cebolinha é rica em vitamina K, que atua contra medicamentos para afinar o sangue. Se você estiver tomando varfarina para prevenir derrames, ataques cardíacos ou coágulos sanguíneos, pergunte ao seu médico se o alimento é seguro para você.
Além disso, embora raro, algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas aos alimentos da família Allium. Portanto, preste atenção em sintomas como:
Ingredientes
Modo de preparo
Além de sua associação alimentar, o termo “Cebolinha” também é reconhecido como o famoso personagem de Maurício de Sousa, de cabelos espetados, que troca o R pelo L e é conhecido por ficar bolando planos infalíveis para derrotar a Mônica e se tornar “dono da rua”.
O seu nome, embora igual ao do alimento, é uma homenagem a um amigo de Márcio de Sousa, irmão de Maurício, cujo apelido remete à planta devido aos seus cabelos espetados.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais