Autores de estudos que comprovem resultados positivos para mitigar os efeitos do aquecimento global poderão ganhar 5 mil dólares. Prazo termina em 22 de fevereiro
Imagem: OMS/ Nimai Chandra Ghosh
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) abriu convocatória para a apresentação de estudos relacionados aos impactos e medidas para enfrentar a mudança climática. A iniciativa se encontra dentro das atividades do Programa EUROCLIMA, relacionadas com a geração, difusão e intercâmbio de conhecimento sobre estratégias que incentivem medidas de mitigação e adaptação da mudança climática.
A convocatória, aberta desde setembro de 2015, estendeu o seu prazo até a segunda-feira, 22 de fevereiro. As pessoas selecionadas receberão, cada uma, 5 mil dólares para a apresentação do seu trabalho em um Workshop Internacional que acontecerá no contexto da EUROCLIMA. A lista de países aptos a candidatar-se inclui o Brasil.
As candidaturas devem abordar temas relativos aos impactos sociais da mudança climática, medidas, custos e estratégias adequadas para adaptação e mitigação, bem como os desafios macroeconômicos e ações eficazes de luta contra a mudança climática e inovações metodológicas. Além disso, estudos sobre temas de políticas públicas sobre esta questão, reformas fiscais ambientais e eficiência do uso de recursos naturais e energias renováveis na América Latina também serão aceitos.
Os estudos têm a intenção de promover o fortalecimento das capacidades técnicas para o desenvolvimento de políticas públicas baixo carbono, com inclusão social e contribuir para a difusão de pesquisas que apresentem resultados inovadores e relevantes.
Saiba mais sobre o edital aqui.
Fonte: ONUBr
Veja também:
–Encontro de comissão da América Latina e Caribe propõe redução do impacto do comércio internacional nas emissões