Ter um cérebro saudável é importante para uma boa qualidade de vida. Afinal, o cérebro é um órgão do corpo humano e deve ser preservado assim como qualquer outro. Apesar de não ser tão amplamente discutido, a saúde do cérebro também pode ser melhorada com alguns exercícios diários.
Exercitar a mente através do aprendizado de uma nova língua pode ser uma forma de manter seu cérebro saudável. Já existem pesquisas que apontam que este tipo de estudo tem uma série de benefícios para o desenvolvimento cognitivo, ajudando a manter o órgão em forma e ativo.
Aprender novas regras de gramática ou novas palavras ajuda a aumentar a memória, enquanto o cérebro cria novos caminhos neurais. Além disso, fica mais fácil se comunicar com pessoas de outras culturas e ter mais empatia com suas experiências. Os estudos também apontam que aprender um novo idioma pode reduzir o risco de demência e declínio cognitivo relacionado à idade.
Se você estiver em busca de melhorar a saúde do cérebro, a prática de jogos cognitivos pode ser positiva. Brincadeiras como xadrez e palavras-cruzadas requerem pensamentos estratégicos e resolução de problemas, que podem melhorar o funcionamento da memória e encorajar a criatividade.
Você também pode usar essas brincadeiras como uma forma de socializar, buscando amigos para serem seus companheiros de jogos. Assim, a atividade pode se tornar mais leve e relaxante, reduzindo o estresse do dia a dia. Para saber mais sobre, confira:
A saúde de suas artérias e veias não é importante apenas para o seu coração, mas também para o seu cérebro. Certifique-se de checar sua pressão arterial, o nível de açúcar no sangue e de colesterol regularmente, para garantir que eles estão adequados para uma boa qualidade de vida.
A pressão alta, e outros problemas relacionados ao sistema cardiovascular, podem causar impactos graves em um cérebro saudável. Por exemplo:
Uma pesquisa, da Universidade de Zurich, mostrou que o aprendizado constante sobre instrumentos musicais pode ajudar a aumentar a conectividade neural e em certas áreas do cérebro. Isso quando comparadas com pessoas que não tiveram ou têm algum tipo de treinamento musical.
A promoção de plasticidade estrutural do cérebro é uma das razões pelas quais tocar um instrumento pode melhorar sua saúde cognitiva, podendo ter benefícios a longo prazo até mesmo em pessoas que já sofrem com algum tipo de condição neurológica.
Outro fator importante é a propriedade terapêutica da música, que ajuda a reduzir o estresse e ansiedade de todos os dias. Além de ser uma experiência que traz muito conhecimento.
A leitura é a técnica mais conhecida por deixar o cérebro saudável e ajudar o ser humano a absorver informações. Estudos mostram que pessoas que leem regularmente têm menos chances de experienciar declínio da função mental com o passar do tempo. Os pesquisadores também afirmam que a prática pode reduzir os riscos de Alzheimer e outras formas de demência.
Isso sem contar os outros benefícios comumente encontrados em técnicas para manter o cérebro saudável, como mais foco, mais concentração e menos níveis de ansiedade, além de uma melhor noite de sono.
Dormir bem é fundamental para um cérebro saudável. Isso porque uma boa noite de sono permite que seu corpo descanse e seu cérebro consiga consolidar e armazenar todas as informações que ele recebeu ao longo do dia. Para saber mais sobre confira a matéria:
A atividade física é necessária para um cérebro saudável. Por isso, mantenha uma dieta rica em nutrientes, com frutas e vegetais, que possam oferecer a energia que seu cérebro precisa para se manter em equilíbrio.
A prática regular de exercícios físicos também pode ajudar na produção e manutenção de células cerebrais, enquanto se manter sedentário pode contribuir para o declínio cognitivo do indivíduo. Converse com um personal trainer e um nutricionista para saber qual a dieta e série de exercícios adequadas para sua realidade e para manter seu cérebro saudável.
Ter uma boa interação social com outras pessoas ajuda a reduzir os riscos de depressão, estresse e ansiedade. Por isso, busque oportunidades para sair com seus amigos, visitar seus parentes e passar um tempo com seu(a) parceiro(a). Algumas pesquisas apontam que a solidão pode causar atrofia cerebral.
Faça visitas regulares ao médico. Se você quiser saber como está a saúde do seu cérebro, marque uma consulta com um profissional de saúde especializado e conte a ele o seu objetivo. Depois de alguns exames será possível verificar se seu cérebro está saudável ou se existe algum problema cognitivo.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais