Chá amarelo é um dos chás mais raros do mundo e possui origem chinesa
O chá amarelo é considerado um dos chás mais raros do mundo, com uma produção típica da China, seu país de origem. Assim como outros tipos de chá, como os chás verde, branco, preto, ele é feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis e o que muda é o processo.
O que difere todos os chás originados da planta Camellia é a produção, que é única de cada tipo de chá. Além disso, a raridade do chá amarelo também é resultante de seu processo de fabricação, que requer tempo, mão de obra adicional e revela-se difícil quando se trata de controle de qualidade em larga escala.
Como é feito o chá amarelo?
A produção do chá amarelo é similar à do chá verde, mas com um passo extra. As folhas da Camellia sinensis são colhidas no início da primavera e imediatamente secas usando luz solar direta ou queima suave em uma panela.
Depois de secas, as folhas passam por um processo chamado menhuang, em que são envelopadas em papel ou pano úmido para induzir um processo de oxidação suave por meio de vapor. As folhas de chá amarelo passam por um processo de fermentação e é nessa etapa que adquirem sua coloração característica, em que são oxidadas e micro fermentadas por até três dias e podem passar por queima adicional ou rodadas de secagem.
Todo esse processo resulta nas principais características do chá, como sua coloração e sabor únicos, com um perfil de sabor mais macio e suave do que o chá verde
Subcategorias
Existem três subcategorias de chá amarelo que são nomeadas a partir do tipo de colheita das folhas. São elas: Huang Ya Cha (chá amarelo de botão), Huang Xiao Cha (chá amarelo pequeno) e Huang Da Cha (chá amarelo grande).
Origem
Historicamente, o chá amarelo é visto como um chá de homenagem. Ele foi introduzido durante a Dinastia Tang, que durou de 618 a 907. A cor amarela, no simbolismo chinês, representa a realeza, poder e prosperidade — e também pode estar relacionada ao ouro, que simboliza nobreza e fortuna.
Adicionalmente, o processo de fabricação desse chá requer muito tempo e mão de obra extras, o que reflete a sua raridade. Consequentemente, artesãos passaram a produzir chá amarelo somente a membros da Corte Imperial.
Para que serve?
Em geral, o chá amarelo é usado, principalmente, por suas propriedades antioxidantes, assim como outros chás. Por derivarem da mesma planta, muitas de suas características e benefícios são os mesmos.
Segundo um estudo de 2023, esse chá possui características antioxidantes, anticancerígenas, que promovem a regulação da microbiota intestinal e efeitos de proteção contra lesões em órgãos.
Confira outros possíveis benefícios da bebida:
Retarda o envelhecimento
O conteúdo de antioxidantes e polifenois presentes no chá promovem uma pele saudável e com menos sinais de envelhecimento. Ambos esses compostos ajudam a combater as ações de radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo — um grande fator para o envelhecimento da pele.
Esses antioxidantes também ajudam a reduzir a inflamação, o que promove a saúde da pele.
Promove um metabolismo saudável
As catequinas presentes no chá amarelo podem promover a aceleração do metabolismo. Similarmente, uma pesquisa de 2018 comprovou que a suplementação de ratos de laboratório com o chá reduziu a ingestão de água e o consumo de alimentos, reduziu os níveis de colesterol totais e reduziu significativamente o nível de glicose no sangue quando comparados a camundongos não tratados.
Ajuda na saúde bucal
Evidências científicas apontam que fontes dietéticas de polifenois, como o chá amarelo, podem tratar respostas inflamatórias associadas a condições periodontais. Isso se dá às propriedades antibacterianas da planta, que também ajudam a controlar o crescimento de placa nos dentes.
Pode prevenir doenças neurodegenerativas
O chá amarelo possui o maior conteúdo antioxidante dentre os seis tipos de chás derivados da Camellia sinensis. Os antioxidantes ajudam a proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas, incluindo a doença Parkinson e o Alzheimer.
Um estudo de 2022 indicou que pessoas que bebem chá frequentemente apresentam taxas de degeneração cognitiva reduzidas em comparação aos que não bebem. Além disso, os resultados permaneceram os mesmos após a consideração de variáveis como tabagismo, sedentarismo e educação.