O chá de alecrim contém propriedades que geram inúmeros benefícios para o organismo, podendo ser utilizado para melhorar a digestão, a função cognitiva e a circulação, aumentar a pressão arterial (sendo benéfico para quem tem pressão baixa), prevenir o câncer e tratar problemas de pele.
O chá também pode reduzir inflamações, aliviar a dor associada a elas e promover o bem estar. Além disso, ele auxilia na diminuição da ansiedade, na função hepática e na saúde do cabelo.
Entretanto, existem alguns efeitos colaterais de seu uso excessivo, como vômitos, náuseas e espasmos. Podem ainda haver contrações uterinas, tornando-o perigoso para uso durante a gravidez.
O alecrim é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. Com folhas estreitas, pontiagudas e caule lenhoso, apresenta flores azuis e formato de arbusto (que pode chegar a dois metros de altura).
A erva é considerada uma planta da família Lamiaceae, como a menta, a lavanda e o orégano. O chá de alecrim é o método mais comum de consumir a erva. Além do aroma, o sabor também agrada muitas pessoas.
O chá de alecrim é muito conhecido em decorrência das propriedades que apresenta. Ele possui ação expectorante, antisséptica, estimulante, diurética, descongestionante e relaxante.
Os principais benefícios do chá de alecrim estão associados à presença de compostos ativos na planta, como:
O chá de alecrim é indicado para tratar diversas questões. Entenda:
Os compostos encontrados no chá de alecrim servem para melhorar a aparência da pele, graças às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e estimulantes.
Estudos que analisaram os efeitos do chá de alecrim sobre o eczema observaram um aumento do fluxo sanguíneo. Além disso, os efeitos anti-inflamatórios ocasionados pelo consumo do chá diminuíram ou eliminaram os sintomas dessa condição comum na pele.
O chá de alecrim é conhecido por ser uma substância estimulante para o sistema circulatório, já que tem propriedades anticoagulantes, semelhantes às da aspirina, que podem melhorar o fluxo sanguíneo. Isso pode fornecer um impulso de energia e melhorar a capacidade do organismo de fazer a auto manutenção e oxigenação das extremidades do corpo.
Certos compostos antioxidantes encontrados no alecrim, tais como o ácido carnósico, estimulam a memória e protegem os caminhos neurais de substâncias nocivas, o que contribui para a função cognitiva.
As propriedades antiespasmódicas e carminativas do chá de alecrim o tornam ideal para pessoas que sofrem de indigestão, constipação, gases intestinais, inchaço e cãibras. Ele serve para melhorar problemas digestivos e a absorção de nutrientes, aliviando a inflamação no intestino.
Por ser rico em antioxidantes, o chá de alecrim neutraliza os radicais livres, subprodutos naturais do metabolismo celular que podem causar mutação celular e câncer. O ácido rosmarínico, o ácido cafeico e o carnosol presentes no alecrim foram associados à redução das taxas de crescimento do câncer, principalmente o câncer de mama.
O ácido carnósico presente no alecrim ajuda a reduzir os níveis de ácido nítrico, um agente desencadeante de inflamação, no corpo. Em combinação com outros compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, esse componente pode auxiliar as pessoas que sofrem de artrite, dores de cabeça, dor muscular, hemorroidas e hipersensibilidade a alérgenos.
Os compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos encontrados no alecrim também possuem ação anti-inflamatória e antioxidante.
O chá de alecrim possui substâncias capazes de aliviar a dor. O salicilato, um composto bastante parecido com a aspirina, é uma dessas substâncias. Se você está se recuperando de uma doença, cirurgia, lesão ou possui dor crônica, o chá de alecrim pode te ajudar.
Muitas pessoas utilizam o chá de alecrim para melhorar a saúde do cabelo. Para isso, basta aplicar e esfregar chá de alecrim no couro cabeludo e nos fios. As propriedades antibacterianas do alecrim reduzirão as caspas e a queda capilar.
Uma pesquisa mostrou que o alecrim pode melhorar a saúde e a função do fígado e desintoxicar o corpo, estimulando a micção. Isso ajuda o corpo a eliminar as toxinas mais rapidamente e aliviar a tensão em vários órgãos.
O chá de alecrim também é um ótimo relaxante. O alecrim contém substâncias que ajudam a diminuir os níveis de hormônios do estresse, sobre os quais também atuam as propriedades analgésicas do salicilato.
É muito fácil preparar o chá de alecrim. Para isso, misture uma colher de sopa de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara de água fervente e deixe por dez minutos.
Em seguida, filtre (se desejar) e o chá estará pronto para ser consumido. Se você não dispuser dos ramos do alecrim, utilize sachês em pó. O óleo essencial de alecrim também é um ótimo meio de obter seus benefícios, uma vez que concentra os princípios ativos do alecrim.
O consumo de chá de alecrim pode causar reações alérgicas, distúrbios gastrointestinais, contrações uterinas, vermelhidão na pele, distúrbios hemorrágicos e até mesmo convulsões, principalmente se consumido em grandes quantidades.
No entanto, não devem ocorrer efeitos colaterais se a ingestão de chá de alecrim for limitada a uma ou duas xícaras por dia.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais