O chá de amora, normalmente feito a partir da folha de amora, é uma bebida natural rica em vitaminas e minerais. Dentre seus benefícios para a saúde, o chá é muito utilizado para tratar desconfortos e doenças como sintomas de resfriado, diabetes, problemas nos vasos sanguíneos, entre outras.
O chá de folha de amora é proveniente da amoreira, uma árvore indígena oriunda do continente asiático que se espalhou para outras partes do mundo, incluindo o Brasil, cuja espécie nativa é a Rubus sellowii. Existem dez espécies de amora, sendo as mais conhecidas a amora branca e a amora preta.
As folhas e frutos da amora são comumente usados para:
A amora é muito rica em antocianina, uma substância que lhe confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias. E também é um reforço para a memória de curto prazo, prevenção do glaucoma e proteção ao coração.
O chá de amora pode ser utilizado para prevenir e tratar a diabetes. Isso porque ele contém um composto químico, chamado 1-desoxinojirimicina (DNJ). Esse composto diminui os níveis de açúcar no sangue após as refeições ricas em carboidratos.
Cientistas japoneses testaram os efeitos dessa substância presente no chá de folha de amora em ratos. Eles concluíram que, após o consumo do extrato de amoreira – antes das refeições ricas em carboidrato – houve diminuição da glicose no sangue.
O extrato de folhas de amora pode diminuir o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Essa condição, também é conhecida como aterosclerose, e seu tratamento diminui o colesterol ruim.
Cientistas que fizeram análises em cobaias de humanos e ratos concluíram que a isoquercitrina e a astragalina presentes no chá de amora são as principais substâncias responsáveis pela melhora nos níveis de colesterol. Especialmente quando o consumo está associado a outros hábitos saudáveis de vida.
Um dos benefícios do chá de folha de amora é que ela é riquíssima em vitaminas, minerais essenciais e radicais livres — como o cálcio e a vitamina C, essencial para o sistema imunológico. De fato, o chá de folha de amora possui 25 vezes mais cálcio do que a mesma quantidade de leite de origem animal.
Além disso, o chá de folha de amora também é rico em magnésio, um elemento necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo, e ferro, que contribui para a prevenção de deficiência de ferro e anemia.
A vitamina A melhora a imunidade, contribui para a saúde da pele e dos olhos. Assim como previne pedras nos rins, acne, câncer e atua como antioxidante.
Já a B1, também presente no chá de folha de amora, previne doenças cardiovasculares e do sistema nervoso. Ela também contribui para a produção de energia, manutenção da bainha de mielina e função cardíaca. A vitamina B2 encontrada no chá de folha de amora contribui para o alívio dos sintomas da asma. Ela também melhora a atividade da tireoide e do sistema imunológico.
A vitamina C, outro componente do chá de folha de amora, ajuda a tratar os sintomas do resfriado e estimula o sistema imunológico. Além de:
O chá de amora inibe naturalmente a absorção de carboidratos. A 1-desoxinojirimicina presente na folha de amora inibe uma enzima no trato intestinal (alfa-glicosidase) envolvida na digestão de carboidratos. Isso significa que os alimentos ricos em carboidratos e amido, como pão, arroz, macarrão e batatas, não se transformam em glicose no corpo. Desse modo, o chá pode ajudar no emagrecimento.
O chá da folha de amora também pode ser feito para aliviar sintomas da menopausa. Por exemplo: as ondas de calor, e da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas, nas frutas vermelhas.
Para quem possui problemas como hipoglicemia ou diabetes , tomar muito chá de amora talvez não seja uma boa ideia. Isso tendo em vista que a folha da amora possui a propriedade de reduzir ainda mais o nível de açúcar sanguíneo.
A seiva da amoreira é um agente alérgeno; e o contato com folhas ou caules pode levar à irritação na pele. Interrompa o uso e entre em contato com uma médica ou médico imediatamente, caso desenvolva os seguintes sintomas:
Como escolher o chá de amora
Para fazer chá de amora, você pode colher as folhas da amoreira mais próxima de sua casa. Desde que não esteja plantada em terreno contaminado. Se você optar por comprar, é indicado que dê preferência aos orgânicos. Entenda o porquê nas matérias:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais