Até 96% de todo o conteúdo mineral da cebola está concentrado em sua casca, aponta estudo
O chá de casca de cebola tem potencial benéfico para a saúde, pois é na casca da cebola que se encontra a maior parte dos minerais e compostos benéficos do vegetal. Além disso, alguns estudos mostraram que essa parte da cebola pode ser usada para a confecção de tintas naturais para cabelos e tecidos.
Para que serve chá de casca de cebola?
Estudos demonstraram que compostos antioxidantes, presentes na casca da cebola, principalmente das mais escuras (vermelhas e amarelas), podem servir como uma fonte no desenvolvimento de produtos de elevado valor nutritivo agregado.
Antioxidantes
A casca de cebola também é rica em flavonoides do tipo flavonois, que estão em maior concentração nas cebolas amarelas, destacando a quercetina e seus derivados, e as antocianinas, predominantes em cebolas roxas, sendo esses compostos os principais responsáveis pela sua coloração.
As camadas exteriores da cebola são excelentes fontes de substâncias antioxidantes, e o chá de casca de cebola pode apresentar benefícios significativos para a saúde. De acordo com um estudo, apesar de ser comumente uma parte descartada, a casca da cebola apresenta 96% de todo o conteúdo mineral da cebola, sendo a cebola roxa o tipo mais rico em minerais.
Estudos apontam a capacidade antioxidante dos flavonoides – eles são capazes de reagir com vários tipos de radicais livres (que aceleram a deterioração das células), formando assim compostos estáveis capazes de retardar o envelhecimento celular. Pode-se mencionar também que o chá de casca de cebola é anti-inflamatório, além de conter propriedades vasodilatadoras, analgésicas, anticancerígenas, anti-hepatotóxicas, bem como atividade antimicrobiana e antiviral.
Devido a essas propriedades, este chá é comumente usado no tratamento de infecção urinária. Outro uso comum do chá de casca de cebola é para reduzir o fluxo da menstruação. Muitas pessoas acreditam que as propriedades do chá podem diminuir a quantidade de sangue menstrual, basta tomar a bebida duas vezes ao dia durante o período do fluxo.
Antocianinas
As antocianinas são substâncias responsáveis pelas cores azul, violeta e vermelha da maioria dos vegetais. Em termos de benefícios para a saúde, ela está lado a lado com os flavonoides.
A antocianina pode ser encontrada na amora, no mirtilo, na cereja, nos frutos da juçara e em muitos outros alimentos. Existem mais de 600 tipos de antocianina que são usados para diversas funções, como corantes alimentícios e medidores de pH. No nosso organismo, a antocianina proporciona diferentes benefícios, incluindo efeito antioxidante, reforço para a memória de curto prazo, propriedades anti-inflamatórias, prevenção de glaucoma e proteção ao coração.
As cebolas vermelhas são aquelas que apresentam a maior quantidade de compostos benéficos, sendo até dez vezes superior à quantidade encontrada em outros tipos de cebola. Além desses benefícios, um outro estudo concluiu que o chá de casca de cebola ajuda a prevenir o ganho de peso em excesso e o colesterol ruim em dietas ricas em gordura.
Entretanto, todos os estudos mencionados testaram extratos extraídos em laboratório, e foram testados em animais. Mais estudos (em humanos) são necessários para comprovar os benefícios do chá de casca de cebola para a saúde.
Uso como corante natural de tecidos
Experimentos realizados na Universidade de Lisboa, em Portugal, fizeram testes com as cascas de cebola como fonte de corante natural para tingir tecidos de algodão e lã. O resultado da análise mostrou que a solução de casca de cebola pode ser utilizada para dar a cor marrom aos tecidos. Outro estudo concluiu que tecidos de seda e lã também são facilmente tingidos com o corante natural de casca de cebola, proporcionando uma cor marrom-amarelada.
Uso como tinta de cabelo natural
A casca de cebola pode ser uma matéria-prima para a produção de tinta de cabelo natural, sendo uma alternativa para pessoas que apresentam alergia ao produto ou mulheres grávidas.
Em uma análise, 1 g da casca seca e triturada misturada em 10 mL de solvente e aquecida em banho-maria deu origem a um pigmento que pode ser usado na indústria de cosméticos naturais. Mas isso não significa que se você fizer chá de casca de cebola em casa poderá usar como tinta de cabelo. Precisam ser realizados mais estudos para chegar a essa conclusão.
Como fazer chá de casca de cebola?
Ingredientes
- 2 cebolas (cascas)
- 1 litro de água filtrada
- Mel opcional)
Modo de preparo
- Selecione apenas as cascas mais limpas e intactas, separe duas colheres de sopa de cebola picada para usar;
- Não se esqueça de limpar bem as cascas de cebola;
- Ligue o fogo e adicione um litro de água filtrada, deixe ferver;
- Depois disso, desligue o fogo e adicione as cascas e a cebola picada na água;
- Tampe a panela e deixe ficar por cinco ou dez minutos;
- Desligue o fogo, coe o chá de casca de cebola e beba ao longo do dia.
Quem não pode tomar o chá de casca de cebola?
Antes de começar a tomar o chá de casca de cebola, tenha em mente que ele não é recomendado para pessoas que sofrem de acidez estomacal.
Além disso, pessoas idosas, crianças e mulheres em período de amamentação também devem manter o cuidado. Consulte sua médica antes de adotar o hábito de tomar chá de casca de cebola.