O chá de hibisco é muito conhecido por seus efeitos diuréticos e por ajudar a emagrecer, mas proporciona vários outros benefícios à saúde. Porém, o consumo do hibisco (nome científico: Hibiscus sabdariffa) requer alguns cuidados. Entenda os efeitos positivos e negativos do chá e aprenda como prepará-lo.
O chá de hibisco é rico em ácidos orgânicos, contendo cerca de 15 a 30% em sua composição. Os ácidos orgânicos ajudam a aumentar a imunidade, promover uma pele mais saudável e a controlar inflamações no trato digestivo. Além disso, esses ácidos auxiliam a prevenir doenças cardiovasculares, pois reduzem e controlam a pressão arterial e o colesterol ruim.
Um estudo com pacientes com diabetes do tipo II sugere que o consumo do chá de hibisco pode reduzir os níveis de triglicérides e de colesterol ruim (LDL) e gerar o aumento do colesterol bom (HDL). Este efeito ajudaria a manejar essa doença.
A redução do colesterol LDL também é bom para proteger de doenças do coração.
O chá de hibisco auxilia na redução da retenção de líquido e no emagrecimento, mas não existe milagre! Para perder peso, é preciso adotar uma alimentação saudável e balanceada e praticar exercícios físicos regularmente. Lembre-se de que o chá funciona como um auxílio.
Alguns estudos (com humanos e ratos) sugerem que se o chá de hibisco fizer parte de uma dieta balanceada, ele pode auxiliar na perda de peso e prevenir a obesidade devido a suas propriedades de regulação metabólica (confira os estudos mencionados: 1, 2).
Um estudo mostrou que o consumo da flor resultou em um menor índice de massa corporal (IMC), peso e gordura. Outro estudo concluiu que o extrato de hibisco possui ação diurética, sendo capaz de reduzir o colesterol e os níveis de triglicérides, o que pode ajudar a evitar o risco de acúmulo de gordura e obesidade.
No entanto, deve-se notar que esses estudos usaram doses concentradas, e mais pesquisas são necessárias para confirmar os benefícios do chá de hibisco.
Se você já consultou sua médica ou médico e sabe que não tem nenhuma contraindicação, uma dica para emagrecer é tomar de três a quatro xícaras de chá de hibisco por dia, sempre meia hora antes das principais refeições. Mas cuidado para não exagerar!
Rico em vitaminas e minerais que relaxam a mente e o corpo, esse chá também reduz os sintomas de depressão e ansiedade.
E os benefícios não param por aí! Fonte de antioxidantes, o hibisco é uma planta capaz de combater o estresse oxidativo e a ação dos radicais livres no corpo, prevenindo doenças, como câncer, e retardando o envelhecimento da pele.
Devido às suas propriedades antioxidantes, o chá de hibisco contribui na proteção do fígado e também pode ser utilizado no tratamento de doenças nesse órgão. Ele é um ótimo calmante e funciona até como anticaspa, sendo usado inclusive em shampoos naturais.
As flores de hibisco funcionam também como anti-inflamatórias e antibacterianas. A bebida é indicada para a prevenção de gripes e resfriados. Ela contém vitamina C, sendo um ótimo estimulante do sistema imunológico. A flor também alivia os sintomas menstruais e da TPM.
O hibisco também auxilia na saúde da pele, dos ossos e dos cabelos, além de ajudar o cérebro a manter suas funções em harmonia. Ainda é rico em fibras, proteínas, ferro, carboidratos, magnésio, fósforo, ácido fólico, potássio, cálcio, sódio, vitamina B1 e B2 e vitamina A.
Preparar o chá de hibisco é muito simples. Confira:
Dicas:
O chá de hibisco possui algumas contraindicações e possíveis malefícios para ficar atento.
Gestantes devem evitar o consumo de chá de hibisco, pois ele pode provocar alterações hormonais e causar aborto espontâneo. Para as mulheres que desejam engravidar, o chá pode afetar a fertilidade.
É recomendado não exagerar no consumo desse chá, já que ele pode causar intoxicação, além da eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como sódio e potássio.
A flor é contraindicada para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura, fraqueza e sonolência.
Recomenda-se sempre buscar orientação médica antes de começar a tomar o chá, pois somente um profissional da área da saúde tem qualificação para indicar o consumo seguro de hibisco.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais