O chá de salsa, também chamado de chá de salsinha, pode ser um grande aliado da saúde. Os benefícios do chá de salsa para a saúde incluem propriedades anti-inflamatórias, antitumorais, anticancerígenas, antioxidantes e desintoxicantes.
Além disso, esses benefícios existem pois a salsinha possui uma ampla gama de minerais, nutrientes e antioxidantes. Entre eles, destacam-se ferro, vitamina A, B e C, além de eugenol, limoneno, apigenina, luteolina e outros compostos ativos. Confira:
O chá de salsa é um aliado para quem sofre de asma ou outras doenças respiratórias. O betacaroteno presente na subjacente planta tem sido relacionado à redução do risco de asma. Enquanto os outros compostos da salsa ajudam no combate à infecção bacteriana e na eliminação do catarro e do muco.
A miristicina é um dos compostos voláteis encontrados no óleo essencial da salsinha. Esse composto é liberado em pequenas quantidades durante a infusão do chá.
Este antioxidante tem sido relacionado à prevenção da formação de tumores, especificamente nos pulmões, onde o câncer ocorre com muita frequência.
Além de suas propriedades antitumorais, o chá de salsa possui flavonoides e outros compostos quimioprotetores. Eles ajudam a neutralizar agentes carcinógenos, evitando danos aos tecidos e estimulando a apoptose (morte celular). Isso pode reduzir significativamente o risco de câncer.
A salsa é rica em vitamina C e vitamina A, e o seu chá pode ajudar a fortalecer a imunidade do organismo.
A vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos. Mas também atua como um antioxidante no combate aos efeitos dos radicais livres causadores de câncer, além de proteger o organismo contra uma série de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.
Rico em ferro, o chá de salsinha é uma excelente maneira de melhorar a circulação e prevenir a anemia. O ferro é uma parte crítica da produção de glóbulos vermelhos. Isso porque pode ajudar a levar sangue oxigenado para as células que precisam de nutrientes e oxigênio para reparar e funcionar.
O alto nível de cálcio no chá de salsa também ajuda o corpo a absorver melhor o ferro, ajudando ainda mais nos problemas circulatórios.
O chá de salsa é rico em ácido fólico, uma vitamina que reduz a probabilidade de defeitos do tubo neural em bebês. O ácido fólico também é o principal composto que neutraliza a homocisteína no organismo. Um composto que pode causar danos aos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardíacas.
A vitamina A é um nutriente essencial para a saúde em geral, e também funciona como um antioxidante, particularmente em relação à saúde da visão. Derivada do betacaroteno encontrado na salsa, ela pode prevenir o estresse oxidativo nos olhos, diminuindo o risco de desenvolvimento de catarata e degeneração macular.
O chá de salsinha é conhecido por sua ação diurética. Significa que ele pode estimular a micção e a limpeza da bexiga e de pedras nos rins. Os diuréticos ajudam o corpo a eliminar rapidamente o excesso de toxinas, gorduras, sais e água e reduzem a pressão sobre os rins. Assim, melhorando sintomas de infecções urinárias.
A dismenorreia afeta mulheres em todo o mundo, juntamente com vários outros sintomas menstruais. O chá de salsa é comumente usado para atenuar os desconfortos da menstruação. Devido à presença de apiol, um dos compostos dos óleos essenciais da salsa. O apiol pode ajudar a regular a menstruação e diminuir a gravidade dos desconfortos, especialmente nos meses após a mulher ter dado à luz.
A salsinha é famosa por refrescar o mau hálito. Isso porque ela tem propriedades antibacterianas que a tornam excelente para a saúde bucal. O chá de salsa, por sua vez, é bom ao seu hálito.
Em alguns lugares do mundo, como na Turquia, a salsa é comumente utilizada como um remédio natural para controlar os níveis de açúcar no sangue. A partir disso, alguns estudos comprovaram comprovaram as ações antidiabéticas do chá de salsa.
De fato, uma pesquisa em animais de laboratório comprovou que o tratamento com salsa ajuda a promover a saúde do fígado enquanto diminui os níveis de açúcar no sangue.
Fazer chá de salsa é muito fácil. Você pode utilizar folhas frescas ou desidratadas; a diferença é que as folhas desidratadas possuem propriedades mais concentradas em menores quantidades.
Ferva a água, desligue o fogo e, quando a água ainda estiver em temperatura elevada, adicione as folhas de salsa. Deixe as folhas em infusão por aproximadamente 15 minutos na água quente. Adicione limão a gosto, se desejar. Está pronto seu chá de salsinha.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais