Chá para mau hálito: benefícios e como fazer

Compartilhar

Tomar chá para mau hálito pode ser uma boa maneira de tratar a condição. A halitose é causada pela falta de higiene ou doenças bucais, que afetam a flora bacteriana da região, resultando no mau hálito. Pesquisadores apontam que o chá pode ser um bom remédio caseiro para mau hálito, principalmente para quem sofre com condições pré-existentes. 

As causas do mau hálito geralmente estão ligadas ao acúmulo de placa bacteriana na boca. Quando não há um cuidado adequado com a saúde bucal, as bactérias da região se acumulam, resultando em danos aos dentes e ao hálito ruim. 

É importante frisar que além dos remédios caseiros, a higiene bucal deve ser seguida à risca diariamente. Visitas de check-up rotineiras ao dentista também são recomendadas. Para saber como identificar o mau hálito confira a matéria:

Mau hálito de cachorro: como identificar e cuidar?

Qual é o chá que tira mau hálito?

Quando se fala no consumo de chá para combater o mau hálito, ele pode ser feito de forma parecida a um enxaguante bucal ou da maneira tradicional — ingerindo o líquido todo. Cabe ao indivíduo escolher a forma que pretende acabar com o mau hálito. A seguir separamos alguns chás que ajudam a tirar o mau hálito, e seus benefícios a saúde bucal, confira:

Chá de cravo-da-índia

Por ser rico em propriedades antissépticas, o chá de cravo-da-índia é recomendado como bochecho para eliminar o mau hálito. A aplicação deve ser feita depois da escovação dos dentes, e o dentista que acompanha o quadro deve ter conhecimento de que a técnica está sendo usada. 

Para o preparo do chá para mau hálito é preciso apenas ½ xícara de água e cinco cravos-da-índia. Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por uns dez minutos. Assim que ferver, desligue o fogo, espere esfriar, coe o líquido e ele estará pronto para o uso. 

Chá de gengibre

O gengibre é um remédio caseiro muito conhecido por tratar o mau hálito, podendo ser consumido in natura. No entanto, o chá da raiz também ajuda a eliminar micro-organismos que causam odor ruim na boca. Tudo isso graças às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que cuidam da boca e do sistema digestivo — condições digestivas também podem causar halitose.

Para preparar o chá é preciso de um pedaço em rodela de 1cm de gengibre e uma xícara de água fervente. Coloque o gengibre dentro da xícara e deixe ficar por uns dez minutos, desligue o fogo e deixe esfriar. Depois disso retire os restos da raiz e use o chá para mau hálito. 

Gengibre: para que serve e benefícios à saúde

Chá verde 

Estudos mostram a eficácia do chá verde em combater bactérias encontradas na boca, principalmente aquelas que causam dor de garganta e cáries. As mesmas pesquisas também indicam o chá como um bom antiviral, utilizado em enxaguantes bucais e pastas de dentes, devido ao seu teor de polifenóis —  substâncias que também são usadas para o combate de doenças como câncer.

A preparação desta bebida é simples: misture uma colher de chá de chá verde e um copo de água morna e deixe ficar por uns cinco minutos. Espere esfriar e coe o líquido antes de usá-lo. 

Chá de hortelã

O hortelã é uma planta conhecida pelo seu frescor, o que  a faz um bom chá para mau hálito. Além disso, ela é rica em antioxidantes poderosos, vitaminas do complexo B, A, E, C e K e ácido fólico, que são nutrientes essenciais para o combate de bactérias. 

Em vez de usar balas de hortelã para continuar mantendo o hálito em boas condições, que tal utilizar o chá de hortelã rotineiramente? A preparação da bebida pode ser realizada com 300 mL de água fervente e duas colheres de sopa de folhas de hortelã picadas.  

Faça a infusão das folhas de hortelã na água quente e deixe por uns dez minutos. Depois disso, deixe esfriar, retire as folhas, coe e sirva o seu chá para mau hálito!

Chá de hortelã: benefícios comprovados

Chá preto 

O chá preto também é rico em polifenóis, substâncias ativas que combatem a presença de bactérias na boca. Um estudo, da University Of Illinois, revelou que essa bebida é responsável por prevenir o crescimento excessivo de bactérias que causam a halitose.

A diminuição da produção foi de até 30%, um resultado significativo, e que para os pesquisadores, revela função promissora do chá para mau hálito em cuidar da saúde bucal humana. 

Essa bebida pode ser feita com uma xícara de água fervente e uma colher de chá de chá preto. É preciso colocar os dois em infusão por uns dez minutos, e então deixar esfriar. Quando estiver em uma temperatura adequada, coe e sirva. 

Chá de alcaçuz 

Rico em licoricidina e a licorisoflavana A, esse chá para mau hálito tem fortes propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Por causa disso, o seu uso pode ser feito para o tratamento de gengiva inflamada. 

O modo de preparo é bem rápido, basta fazer a infusão de uma xícara de água fervente e uma colher de chá de raiz de alcaçuz, em que ela deve repousar na água fervida por uns dez minutos. Deixe esfriar e coe o líquido em seguida. Faça o enxágue duas vezes por dia.

Alcaçuz: benefícios, usos e possíveis riscos

Cuidados necessários e higiene bucal

A falta de cuidados com a saúde bucal pode causar halitose, por esse motivo é fundamental a prática da higiene. Escovar os dentes, passar fio dental, usar enxaguantes e fazer visitas ao dentista são alguns dos hábitos que uma pessoa precisa adotar para ter um bom hálito. 

No entanto, algumas condições pré-existentes podem gerar mau hálito, por isso o acompanhamento médico é primordial nesses quadros. Até mesmo quando se fala do uso do chá para o mau hálito, se deve levar em consideração a opinião de um profissional especializado no assunto, um dentista ou médico. Pois certas substâncias nas bebidas interagem negativamente com algumas doenças e condições físicas. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais