Fazer um chá para tosse caseiro e natural é uma forma muito prática de cuidar do problema. Além disso, é muito vantajosa, pois a maioria dos medicamentos contra a tosse contém dextrometorfano (DXM), ingrediente ativo cujo perigo é desconhecido pela maioria das pessoas que o ingerem.
Na verdade, a substância é tão perigosa que pode até ser fatal para crianças e jovens adultos. Todos os pais devem ser avisados de que aproximadamente 10% das crianças não possuem as enzimas necessárias para metabolizar DXM efetivamente, levando a consequências extremamente perigosas. Desse modo, o melhor jeito para ajudar a aliviar a tosse infantil é com remédios caseiros e naturais.
De acordo com a US Food and Drug Administration, crianças e bebês com menos de dois anos nunca devem receber medicamentos para combater a tosse e o resfriado (sem receita médica), “porque podem ocorrer efeitos colaterais graves e potencialmente fatais”.
Além disso, um estudo publicado no Journal of Pediatrics descobriu que nem dextrometorfano nem difenidramina foram mais eficazes do que um placebo na melhora da tosse noturna ou no sono de 100 jovens com infecções do trato respiratório superior.
Então, na próxima vez, em vez de buscar medicamentos perigosos e ineficazes contra a tosse, experimente esta receita de chá para tosse caseiro e natural. Esse chá é um ótimo remédio caseiro remédio e poderoso que funciona mais rápido do que qualquer xarope contra a tosse encontrado na farmácia.
Cuidado também com o mel, que pode ser fatal para crianças menores de 1 ano. Nessa idade, ao consumirem mel, as crianças podem desenvolver botulismo, uma doença grave causada pela bactéria Clostridium Botulinum, que pode afetar o bebê, levando a um grave comprometimento do sistema nervoso.
Em adultos, o mel pode causar intoxicação alimentar e/ou alergia, devido à presença de partículas estranhas como o pólen, pedaços minúsculos de asas de abelha, própolis e pedaços de favo de mel, que podem causar uma desordem no sistema digestivo de algumas pessoas. Mas para uma parte dos adultos o consumo de mel pode ser positivo. Saiba mais na matéria “Conheça os benefícios do mel“.
Os ingredientes presentes neste chá caseiro para tosse funcionam como um remédio e são itens muito comuns que possuem propriedades coligativas, atuando como um remédio para tosse seca, congestão, inflamação pulmonar e infecções respiratórias.
O tomilho relaxa os músculos da traqueia e os brônquios, abrindo as vias aéreas. Limão é um ótimo antioxidante e rico em vitamina C. O chá verde, por sua vez, possui flavonoides que auxiliam a absorção da vitamina C fornecida pelo limão (saiba mais sobre o chá verde na matéria: “Camellia sinensis: para que serve o “verdadeiro” chá“). As frutas cítricas em geral também podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, agindo na prevenção de gripes e resfriados.
O açafrão possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como o limão. Saiba mais sobre o açafrão na matéria “Açafrão-da-terra tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes“. O gengibre também é um ótimo anti-inflamatório, analgésico e expectorante. Conheça outros benefícios da raiz na matéria: “Benefícios do gengibre e seu chá” ou na matéria “Chá de gengibre“.
Embora benéfico, esse chá não substitui o tratamento médico. A tosse pode se manifestar como um sintoma de alguma doença séria e deve ser tratada com auxílio profissional. Caso os sintomas persistam, procure um médico – principalmente em casos de tosse infantil.
Se o chá anterior não for de seu gosto, não se preocupe! Existem outros tipos de chá que podem auxiliar com diversos tipos de tosse, incluindo chás como remédio para tosse com catarro.
Esse é o caso do chá de alho, que possui propriedades expectorantes e, portanto, auxilia na remoção do muco do sistema respiratório, além de sua ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir a inflamação nos pulmões, uma das possíveis causas desse sintoma.
Fazer o chá de alho é fácil! Siga o passo a passo abaixo para preparar a sua versão pura:
Os chás são ótimos aliados para tratar a tosse, mas também não são os únicos métodos que podem ser utilizados no tratamento desse quadro. Portanto, veja também alguns remédios caseiros para a tosse na nossa matéria: “Remédio caseiro para tosse: sete dicas fáceis”.
Mas, lembre-se de procurar um médico caso o seu quadro piore ou não passe. As informações contidas aqui não substituem, de forma alguma, a orientação médica profissional.
Além de tosse, você também está com dor de garganta e a garganta inflamada? Então confira as matérias: “18 opções de remédio para garganta inflamada” e “Aprender a fazer pastilhas para garganta” e veja outras opções naturais, incluindo outros chás para tosse com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, para lidar com a irritação na garganta.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais