Escolher consumir chás para emagrecer no estilo caseiro e natural pode ser uma alternativa saudável. Confira nossa lista e coloque em prática o hábito de consumir chás! Além de deliciosos, esses chás têm diversos benefícios para o corpo e a mente.
O chá verde é um dos chás mais amplamente conhecidos. Seu consumo está associado a diversos benefícios para a saúde. Ele também é um dos chás que ajudam a emagrecer.
Há evidências que mostram que o consumo de chá verde está associado a perda de peso e de gordura abdominal. Em um estudo feito em 2008, 60 pessoas obesas foram divididas em dois grupos.
O primeiro consumiu, por 12 semanas, chá verde. Já o segundo consumiu um placebo, pelo mesmo período. Ao longo do estudo, as pessoas que consumiram chá verde perderam 3,3 quilos a mais do que as que consumiram o placebo.
Outro estudo concluiu que o consumo de chá verde por 12 semanas promove perda de gordura corporal e abdominal, ajudando a emagrecer.
Esses resultados talvez sejam explicados pela presença de catequinas e antioxidantes naturais. Esses compostos podem ajudar a emagrecer, porque aceleram o metabolismo e a queima de gordura.
A cafeína presente no chá verde também tem ação diurética, que ajuda na eliminação de líquidos.
Também conhecido como chá pu’er ou puerh, este é um tipo de chá preto chinês que passa por processo de fermentação.
O chá pu erh normalmente é apreciado depois das refeições. Tem um aroma terroso que tende a ser mais intenso quanto maior for o tempo de armazenamento.
Alguns estudos realizados com animais concluíram que essas ervas ajudam a eliminar o açúcar e os triglicerídeos no sangue e aumentar a perda de peso (confira os estudos aqui: 1, 2).
Em um outro estudo, homens que ingeriram cápsulas de extrato de pu erh durante três meses perderam um quilo a mais do que o grupo que não as ingeriu.
Outro estudo, feito com ratos, chegou a resultados similares, mostrando que o extrato de chá de pu erh apresenta efeitos antiobesidade, evitando o ganho de peso.
O chá preto também está na lista dos chás para emagrecer. Um estudo mostrou que o consumo de três xícaras de chá preto por dia aumenta a perda de peso e reduz a circunferência abdominal.
A propriedade do chá preto que ajuda a emagrecer pode ser explicada pela presença de flavonas, um tipo de pigmento de plantas com propriedades antioxidantes.
Um estudo descobriu que as pessoas que ingerem maior quantidade de flavonas de alimentos e bebidas, como o chá preto, possuem um índice de massa corporal (IMC) mais baixo do que aquelas com uma menor ingestão dessa substância.
No entanto, esse estudo analisa apenas a associação entre o IMC e a ingestão de flavona, e não a relação entre essas duas variáveis, sendo necessárias mais pesquisas para explicar outros fatores que podem estar envolvidos.
Oolong é um chá tradicional chinês que possui um aroma frutado e sabor único. Além disso, de acordo com alguns estudos, o chá oolong ajuda a emagrecer, pois aumenta a perda de peso por meio da queima de gordura e aceleração do metabolismo.
Em um estudo, 102 pessoas com sobrepeso ou obesas tomaram chá oolong todos os dias durante seis semanas e apresentaram redução da gordura e do peso corporal. De acordo com os pesquisadores do estudo, isso se deu por conta da aceleração do metabolismo.
Outro pequeno estudo analisou homens que ingeriram água ou chá por um período de três dias, medindo suas taxas metabólicas. Em comparação com a água, o chá oolong aumentou o gasto energético em 2,9%, o equivalente a queimar mais 281 calorias por dia, em média.
O chá branco também é um dos chás que servem para emagrecer. Entretanto, ele se destaca entre outros tipos de chá porque é minimamente processado e colhido enquanto a planta do chá ainda é jovem. Seu sabor é sutil e doce.
Alguns estudos afirmam que o chá branco melhora a saúde bucal e até mata células cancerígenas (confira aqui os estudos: 3, 4). Além disso, o chá branco aumenta a quebra de células de gordura e possui quantidade significativa de catequinas, que ajudam a emagrecer por meio da perda de peso (5, 6, 7).
O chá de ervas difere de alguns chás tradicionais porque ele não contém cafeína e não é feito a partir das folhas da Camellia sinensis.
As variedades populares de chás de ervas incluem chá de rooibos, chá de gengibre, que tem efeito termogênico, chá de rosa mosqueta e chá de hibisco.
Em um estudo com animais, pesquisadores deram a ratos obesos um chá de ervas e descobriram que ele reduziu o peso corporal e ajudou a normalizar os níveis hormonais.
Outro estudo, feito com tubos de ensaio, mostrou que o chá de ervas aumentou o metabolismo da gordura e bloqueou a formação de células de gordura.
A erva-mate, consumida como chá mate, é um chá de ervas feito a partir das folhas e galhos da planta Ilex paraguariensis. As folhas são desidratadas no fogo e depois mergulhadas em água quente ou fria para fazer a infusão.
O chá de erva-mate tem efeito diurético, eliminando o excesso de líquidos do corpo. Ele também ajuda a melhorar o desempenho atlético e o foco, além de ser um dos melhores chás para emagrecer e reduzir o risco de doença cardíaca.
Entretanto, é importante lembrar que os chás para emagrecer não fazem milagres. De fato, algumas das bebidas comercializadas como chás para emagrecer possuem efeitos diuréticos, que não ajudam na perda de gordura e sim com a retenção de líquidos — como o chá de cavalinha.
Todos devem ser usados com moderação e seguidos de uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais