Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase da vida que acontece de modo natural na vida da maioria das mulheres.
A maioria das mulheres começa a experimentar os sintomas da pré-menopausa entre os 40 e 50 anos. Embora ela possa ocorrer mais cedo em alguns casos. Mas é importante não confundir climatério e menopausa.
Climatério é o nome dado ao período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Esse período é marcado por sintomas físicos, como ondas de calor, tonturas e palpitações. Mas também, por sintomas psicológicos, afetando a vida pessoal, social e sexual.
A menopausa é marcada pela ausência natural de ciclos menstruais por um período de 12 meses consecutivos. É também um tempo de diminuição lenta da quantidade de hormônios produzidos pela mulher.
Durante a menopausa, o equilíbrio entre os hormônios estrogênio, progesterona e testosterona muda. Isso faz com que apareçam sintomas como ondas de calor e mudanças de humor. Esses sintomas começam a diminuir com o amadurecimento da menopausa.
Hábitos saudáveis ajudam a regular naturalmente a saúde feminina e diminuem os sintomas desagradáveis da menopausa. Também existe tratamento hormonal para alívio dos sintomas da menopausa, mas algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais indesejados e complicações graves. Por isso, a busca por chás para menopausa e outros tipos de tratamento natural tem se tornado cada vez maior.
Os chás para menopausa devem ser feitos na proporção de uma colher de sopa da erva para uma xícara de água quente:
Uma pesquisa mostrou que o chá de erva-de-são-cristóvão reduz a secura vaginal e as ondas de calor causadas pela menopausa. Mas a pesquisa concluiu que o chá é mais eficaz para mulheres que experimentam a menopausa precoce.
A erva-de-são-cristóvão também pode ser tomada sob forma de pílula. O chá não é indicado para gestantes e nem para quem passa por tratamento para pressão arterial ou para problemas no fígado.
Um estudo mostrou que o ginseng vermelho pode aumentar a excitação de mulheres na menopausa. Além disso, ele também ajuda a reduzir as ondas de calor e os suores noturnos. Outra pesquisa mostrou que ginseng vermelho pode diminuir o risco de doença cardiovascular em mulheres menopáusicas.
Você pode ingerir diariamente chá de ginseng para obter seus benefícios na menopausa.
Outro estudo mostrou que a combinação de dong quai e camomila pode reduzir as ondas de calor da menopausa em até 96%.
O chá da folha de amora é utilizado para aliviar sintomas da menopausa, da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas.
Um estudo, publicado pela revista científica Elsevier, mostrou que o chá verde pode ser uma maneira eficaz de fortalecer o metabolismo ósseo. Mas também de diminuir o risco de fraturas ósseas, especialmente em mulheres na menopausa.
O chá verde também é rico em antioxidantes e a sua cafeína aumenta o metabolismo. Assim, ajudando a combater o aumento de peso que muitas mulheres experimentam na menopausa. A versão do chá verde descafeinado pode ser uma alternativa para mulheres que querem manter a qualidade do sono, evitando problemas para dormir.
O ginkgo biloba contém fitoestrógenos e pode aumentar os níveis de estrogênio, melhorando naturalmente os desequilíbrios hormonais da menopausa.
Um estudo sugeriu que o ginkgo biloba pode melhorar os sintomas da TPM. Além da flutuação do humor que pode ocorrer antes e durante a menopausa. Essa erva pode interferir na coagulação do sangue, mas como chá para uso em curto prazo apresenta baixo risco.
Se você começar a notar sintomas de menopausa, procure orientação médica.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais