Conheça os benefícios do chipotle e como essa pimenta é feita
Chipotle é um tipo de pimenta seca produzida a partir do jalapeño, que é deixado na videira para amadurecer e depois é defumado e seco. A palavra tem origem do termo náuatle “chilpoctli” e combina os termos “chilli” (pimenta) e poctli (fumaça).
O termo chipotle ficou popularizado como o nome de uma franquia de restaurantes estadunidenses. No entanto, a cultura de defumar pimentas começou há muito tempo, quando os astecas governavam a região ao redor da atual cidade do México. A técnica foi desenvolvida como um método de preservação de alimentos para evitar a escassez de comida.
Comercialmente, a pimenta pode ser encontrada em pó, pasta, ou pelo molho chipotle — um tipo de maionese apimentada comumente disponibilizada em restaurantes mexicanos.
Tipos de chipotle
Esse alimento é predominantemente proveniente do México, onde dois tipos de pimenta chipotle são produzidos – Chipotle Morita e Chipotle Meco.
Morita é o tipo mais comum de chipotle e comumente encontrado nos Estados Unidos. Essa versão da pimenta possui uma cor marrom-bordô profunda e seu nome significa “pequena amora”. Ela cresce principalmente no estado de Chihuahua, e retém um pouco de umidade durante o processo de produção, criando uma textura similar ao couro.
O chipotle Meco, conhecido no México como chili ahumado, ou chili típico, é mais comum em seu país de origem. Ele é produzido através de jalapeños vermelhos totalmente maduros, que são defumados por mais tempo que o Morita.
Benefícios
Por ser proveniente do jalapeño, essa pimenta possui diversos benefícios à saúde, comumente associados ao seu conteúdo de vitaminas e minerais, como as vitaminas A, K, C e B6.
Veja seus possíveis benefícios à saúde:
Potencial anticancerígeno
Algumas pesquisas sugerem que a capsaicina, presente no Chipotle e em outros tipos de pimenta, pode apresentar efeitos anticancerígenos contra o câncer pancreático. De fato, altos níveis de capsaicina foram associados a uma diminuição na disseminação de células cancerígenas e metástases.
Além disso, um estudo de 2006 comprovou que o composto pode retardar o crescimento de células do câncer de próstata.
Saúde do coração
O consumo da pimenta pode reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue — ambos componentes associados ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Ele também é capaz de reduzir a fibrina, uma substância natural que ajuda a formar coágulos sanguíneos — uma das principais causas de ataques cardíacos.
A capsaicina também é responsável por relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e facilitando a circulação.
Propriedades anti-inflamatórias
Embora muitas pessoas associem a pimenta com a inflamação, esses alimentos, na verdade, possuem propriedades anti-inflamatórias. Quando os alimentos ricos em capsaicina, como o chipotle, são consumidos, eles reduzem a inflamação — associada a condições como artrite e formação de tumores.
Como fazer chipotle
Como o chipotle é, principalmente, a pimenta jalapeño seca, é possível reproduzir essa receita em casa com o auxílio de um defumador. Veja como fazer a pimenta:
- Lave e seque os jalapeños. Se você quiser, também pode remover as hastes;
- Coloque-os no defumador e ajuste a temperatura para aproximadamente 90ºC;
- Tipicamente, lascas de madeiras são usadas na defumação de alimentos, mas também é possível usar o carvão — entretanto, é importante notar que isso pode afetar o gosto da pimenta;
- Deixe assar por três horas — checando de vez em quando para ver se o carvão não acabou;
- Se deseja armazenar as pimentas e não consumi-las imediatamente, é preciso secá-las no forno por algumas horas;
- Depois, é só usar como quiser! Muitas pessoas gostam de pulverizar o chipotle, criando um pó adequado para temperar carnes e outros alimentos. No entanto, o molho chipotle também é uma alternativa popular! É só adicionar maionese ou a substituição vegana de sua preferência e temperar como quiser.