Você sabia que chocolate faz bem para o coração? Confira o texto a seguir para entender melhor esses benefícios
Chocolate faz bem para o coração? A resposta é sim, mas o assunto é mais complicado do que parece. O chocolate é um doce feito a partir do cacau, uma fruta originária da Amazônia rica em benefícios para a saúde humana. Apesar disso, o produto é comumente enriquecido com outros ingredientes, que fazem com que não seja tão saudável.
Por que o chocolate faz bem para o coração?
O chocolate contém, em maioria, o pó de cacau, derivado de uma fruta conhecida no Brasil por seus benefícios à saúde, incluindo a cardíaca. Nativo da bacia amazônica, o fruto é rico em polifenóis, antioxidantes que ajudam a reduzir inflamações, melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão e controlar os níveis de glicose e colesterol no sangue.
Além disso, o cacau contém uma boa quantidade de flavonoides, outro tipo de antioxidante que melhora o funcionamento cardiovascular. Segundo estudos, eles melhoram os níveis de óxido nítrico no sangue, que aumenta a função dos vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial.
Esse fator também contribui para a prevenção de derrames e ataques cardíacos, bem como melhora o funcionamento do cérebro — por meio da circulação sanguínea — e pode reduzir os riscos de câncer ao decorrer da vida.
Um estudo, de 2017, apontou que o consumo de chocolate amargo, amêndoas e cacau ajudou a reduzir os níveis de colesterol ruim de voluntários acima do peso.
Quais os tipos de chocolate?
Apesar do cacau ter todos esses benefícios para a saúde do coração, nem todo subproduto tem a mesma quantidade da fruta. Por exemplo, o chocolate branco contém apenas manteiga de cacau como ingrediente, o que significa que o consumo diário desse alimento não contribui para a prevenção de problemas cardiovasculares.
O chocolate ao leite, ao contrário do branco, contém pó de cacau, mas em uma porcentagem igual ou menor que 10%. Ou seja, mesmo consumindo em grandes quantidades, ele ainda não tem o efeito adequado para gerar alguma mudança.
Já o chocolate amargo, que deve ter 30% a 100% de sua composição feita de cacau, apresenta alcance maior e tem mais efeitos positivos sobre a saúde cardíaca de quem o consome.
De forma simples, a melhor maneira de evitar doenças cardiovasculares e cuidar do organismo é fazendo a ingestão do cacau puro. No entanto, se você for apaixonado por chocolate, quanto maior for a quantidade do pó da fruta na composição, mais benefícios o alimento pode oferecer.
É importante frisar que alguns estudos que buscam entender se chocolate faz bem para o coração precisam de mais aprofundamento. Seja por serem fundados por empresas que produzem o alimento, ou por serem relativamente recentes.
Cuidado com o excesso
Algumas das barras de chocolate encontradas no supermercado contém mais ingredientes que o cacau. Na verdade, eles costumam ter na composição açúcar adicionado, corantes, leite, gordura e aditivos alimentares.
Esses ingredientes, principalmente quando consumidos em excesso, podem causar problemas à saúde, como a obesidade, diabetes tipo 2 e a formação de placas de gordura nas artérias. Por isso, busque sempre consumir chocolate com a maior porcentagem de cacau possível.
Pessoas que já sofrem com alguma das doenças listadas acima devem evitar a ingestão de chocolate ao leite ou branco, que podem piorar os sintomas da condição.
Se possível, adote uma dieta que beneficie sua saúde cardíaca. Para saber mais confira a matéria: