Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda por que algumas pessoas sentem vontade de chorar depois do sexo e as possíveis causas desse fenômeno

O ato de chorar depois do sexo é definido como uma das características da disforia pós-coito (DPC, em francês post-coital tristesse) – os sentimentos de tristeza e ansiedade que ocorrem após as relações sexuais.

A condição pode afetar qualquer pessoa, independentemente de gênero ou orientação sexual, e não envolve, necessariamente, o orgasmo. Além disso, embora seja majoritariamente associado a emoções ruins, como a tristeza, a DPC pode também ser caracterizada por um fluxo anormal de emoções que ocorrem após o ato sexual. 

fingir orgasmos
Fingir orgasmos: por que algumas pessoas fazem?

Chorar depois do sexo é normal?

Pesquisas apontam que chorar depois do sexo é relativamente normal. De acordo com um estudo realizado pela Universida de Tecnologia de Queensland, da Austrália, por exemplo, até 41% dos homens entrevistados relataram ter sofrido DPC em algum momento da vida e quase 4% das pessoas disseram que choram regularmente depois do sexo.

Similarmente, outra pesquisa sugere que quase metade de todas as mulheres já chorou após o sexo pelo menos uma vez na vida.

Segundo a neuropsicóloga Jasdeep Mago, os seres humanos manifestam as “emoções mais facilmente acessíveis” em momentos de vulnerabilidade.

No entanto, embora seja um ato normal, chorar depois do sexo pode comprometer algumas relações. De fato, alguns pesquisadores relatam que os casais que continuam a se conectar física e emocionalmente após o sexo tendem a ficar mais satisfeitos com seus relacionamentos — algo que pode ser impactado pela DPC. 

Portanto, entender alguns motivos que podem impulsionar a disforia pós-coito pode evitar que esses problemas afetem os relacionamentos. 

Por que as pessoas choram depois do sexo? 

Existem diversos fatores que podem desencadear emoções após o prazer sexual. 

Felicidade

Como já mencionado, a disforia pós-coito não é, necessariamente, apenas caracterizada por emoções ruins. A felicidade, por exemplo, pode desencadear lágrimas de emoção — ou “lágrimas de felicidade”. 

Depressão 

De acordo com um estudo de 2019, o “sofrimento psicológico atual” de um indivíduo pode ser a variável mais comumente associada à DPC. Isso indica que pessoas com depressão ou que podem estar passando por momentos difíceis são mais propensos à chorar após o sexo

Depressão pós-sexo
Depressão pós-sexo: o que é, causas e como tratar

Ansiedade

Embora o assunto do sexo tenha sido explorado cada vez mais ao longo do tempo, ele ainda pode ser considerado um tabu — principalmente para pessoas que cresceram em residências com crenças conservadoras. Se desvencilhar desse estado de pensamento e entrar em uma vida sexual ativa pode deixar vestígios de ansiedade e outras emoções conflitantes que prevalecem durante momentos íntimos. 

Além disso, uma pesquisa indicou que a ansiedade em relação ao desempenho sexual afeta cerca de 6–16% das mulheres e 9–25% dos homens – o que também pode resultar no choro após o orgasmo ou após a relação sexual.

Resposta biológica

O orgasmo é acompanhado pela liberação de hormônios como a ocitocina e a dopamina, comumente chamados de “hormônios da felicidade”. Entretanto, os níveis desses hormônios sofrem uma baixa brusca, o que pode resultar em sentimentos de tristeza e ansiedade, que podem levar ao choro. 

Traumas e abusos passados

Em sobreviventes de agressão sexual ou traumas, certos movimentos ou posições podem desencadear memórias dolorosas. A vulnerabilidade do sexo também pode contribuir para a liberação de lágrimas ou de tristeza. 

Entretanto, episódios frequentes podem comprometer o bem-estar e a saúde mental dessas pessoas. Desse modo, é recomendado que sobreviventes procurem atendimento psicológico. 

O que fazer se você chorar depois do sexo

Diante da dor ou do desconforto que, algumas vezes podem ocorrer após o sexo, é importante consultar um médico especialista. Muitas vezes, o problema é uma consequência de uma condição que pode ser tratada. 

Por outro lado, é possível entender mais sobre esse fenômeno se questionando sobre a motivação das lágrimas. Pergunte-se: 

  • Foram apenas algumas lágrimas perdidas ou eu realmente estava chorando?
  • Foi físico ou emocional?
  • O que estava passando pela minha cabeça quando tudo começou? Meus pensamentos eram agradáveis ​​ou perturbadores?
  • Eu estava revivendo um evento ou relacionamento abusivo?
  • Chorar aliviou ou aumentou a tensão?

Em respostas à sensações de alívio ou de êxtase que podem ocorrer pós-sexo, as lágrimas podem não ser um problema. Contudo, se elas indicarem questões emocionais, você pode tentar: 

  • Conversar com o seu parceiro sobre o sexo ou sobre a sua relação; 
  • Trazer questionamentos a um profissional da saúde mental. 

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais