A questão de se chorar faz bem não é nova. Diversas teorias acreditam que o ato pode ser benéfico, agindo como uma forma de se livrar do “acúmulo” de emoções.
A liberação emocional resultante do choro foi uma teoria introduzida por Freud e Breuer no século XIX. De acordo com os especialistas, a liberação emocional é essencial dentro da terapia, sendo um dos passos para a resolução de conflitos subjacentes.
Um estudo de 2014 indica, por exemplo, que chorar possui um efeito auto calmante nas pessoas, auxiliando no relaxamento, reduzindo o estresse e regulando as emoções.
Por outro lado, outros pesquisadores da área contradizem a hipótese, defendendo que chorar faz bem por conta da compaixão das pessoas em relação às emoções dos outros. Uma pesquisa com participantes de 41 países comprovou essa teoria — de acordo com os resultados, o ato de chorar invoca o apoio de outros.
Além disso, a teoria de Freud é contestada por outros motivos. Especialistas confirmam que se a liberação emocional do ato de chorar realmente fosse verdadeira, qualquer tipo de lágrima teria esse feito — como as resultantes de cortar cebolas. Portanto, chorar faz bem por conta do apoio emocional oferecido pelos outros, não pelo ato em si.
Entretanto, outras pesquisas indicam que chorar pode fazer bem por diversos outros motivos, como as próprias funções das lágrimas.
O ser humano possui três tipos de lágrimas, cada uma com uma função diferente. São elas:
As lágrimas basais e reflexas, que são compostas 98% de água, possuem papéis essenciais na saúde ocular, capazes de remover detritos como fumaça e poeira de olhos e lubrificá-los.
Já as lágrimas emocionais são capazes de liberar endorfinas, como a ocitocina e opioides endógenos, que, por sua vez, ajudam a aliviar a dor física e emocional.
Conheça os outros possíveis benefícios de chorar e entenda porquê chorar faz bem:
Além das endorfinas liberadas durante o choro emocional, a respiração resultante do choro também pode trazer benefícios. O soluço, por exemplo, pode fazer com que você respire ar frio, que ajuda a diminuir e regular a temperatura do cérebro e que, por sua vez, pode melhorar o humor.
Embora alguns especialistas descartem a teoria de Freud, outras pesquisas comprovaram que o choro é capaz de restaurar o equilíbrio emocional. De acordo com um estudo da Universidade de Yale, chorar ajuda na resposta de diversos tipos de emoções, como a felicidade, o medo, tristeza e raiva.
Desse modo, essa liberação das emoções pode ajudar no seu equilíbrio.
As lágrimas possuem um composto chamado lisozima, que tem propriedades antimicrobianas capazes de matar bactérias e de manter os olhos limpos. Além disso, as lágrimas basais e reflexas ajudam a limpar os olhos de resíduos potencialmente prejudiciais.
As lágrimas emocionais possuem hormônios do estresse e manganês, que ajuda a regular o humor. A tristeza e o estresse apertam os músculos e aumentam a tensão, portanto, a liberação das lágrimas e o choro podem oferecer um tipo de alívio nessas situações.
Chorar em resposta às emoções é normal e pode ser encorajado. Entretanto, o choro excessivo pode ser prejudicial, principalmente se o ato interfere com a rotina. Nesses casos, ele pode ser um sinal de depressão.
Outros sintomas da depressão incluem:
Se você apresentar algum desses sintomas em conjunto com o choro excessivo, procure ajuda profissional. Terapeutas e outros profissionais da saúde podem te ajudar.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais