Imagem meramente ilustrativa. Foto de Jeswin Thomas na Unsplash
O chouriço vegano é uma alternativa ao prato convencional, popular na Espanha e no México, que é composto por carne de porco. Embora mantenha o mesmo nome, a versão vegana do alimento não possui o mesmo formato que a feita de carne. No entanto, ele mantém outras características semelhantes ao alimento tradicional, como o gosto defumado.
O alimento tradicional foi originado na Península Ibérica, que compõe principalmente a Espanha e Portugal. Na Espanha, o chouriço é uma salsicha, geralmente composta de carne de porco picada e gordura de porco temperada com alho, sal e pimentón, uma espécie de páprica defumada.
Em seu país de origem, ele é usado na composição de sanduíches ou consumido como um aperitivo. Entretanto, a sua versão vegana pode ser usada como um substituto da carne moída, para rechear esfirras, pastéis e qualquer outro prato de sua preferência.
Veja a receita adaptada de chouriço vegano do Goop. A receita original não leva a fumaça em pó, mas, se você quiser um gostinho mais defumado, ela é uma ótima opção — porém, lembre-se que esse tempero é relativamente salgado, portanto, é necessário ajustar o sal conforme o seu gosto.
Felizmente, o chouriço vegano pode ser uma alternativa para diversos tipos de pratos, como sanduíches, tacos, saladas e molhos. Além de servi-lo como carne moída, você pode incrementá-lo em uma receita de molho bolonhesa vegano, confira:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais