O chouriço vegano é uma alternativa ao prato convencional, popular na Espanha e no México, que é composto por carne de porco. Embora mantenha o mesmo nome, a versão vegana do alimento não possui o mesmo formato que a feita de carne. No entanto, ele mantém outras características semelhantes ao alimento tradicional, como o gosto defumado.
O alimento tradicional foi originado na Península Ibérica, que compõe principalmente a Espanha e Portugal. Na Espanha, o chouriço é uma salsicha, geralmente composta de carne de porco picada e gordura de porco temperada com alho, sal e pimentón, uma espécie de páprica defumada.
Em seu país de origem, ele é usado na composição de sanduíches ou consumido como um aperitivo. Entretanto, a sua versão vegana pode ser usada como um substituto da carne moída, para rechear esfirras, pastéis e qualquer outro prato de sua preferência.
Veja a receita adaptada de chouriço vegano do Goop. A receita original não leva a fumaça em pó, mas, se você quiser um gostinho mais defumado, ela é uma ótima opção — porém, lembre-se que esse tempero é relativamente salgado, portanto, é necessário ajustar o sal conforme o seu gosto.
Receita de chouriço vegano
Ingredientes
230 gramas de cogumelo crimini ou cogumelo paris;
1 xícara de nozes;
6 dentes de alho;
2 colheres de sopa de páprica defumada;
1 colher de sopa de tomilho;
1 colher de sopa de cominho;
2 colheres de chá de sal;
½ colher de chá de pimenta calabresa;
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
1 e ½ colheres de chá de vinagre branco.
Opcional: fumaça em pó à gosto.
Modo de preparo
Coloque os primeiros 8 ingredientes, mais a fumaça em pó, do chouriço vegano em um processador de alimentos e pulse várias vezes, dividindo os ingredientes em pedaços de tamanhos semelhantes.
Adicione o azeite de oliva e o vinagre e pulse novamente para misturar, com cuidado para não fazer uma pasta muito fina.
Transfira o chouriço vegano para uma assadeira forrada com papel manteiga e asse por 15 minutos.
Felizmente, o chouriço vegano pode ser uma alternativa para diversos tipos de pratos, como sanduíches, tacos, saladas e molhos. Além de servi-lo como carne moída, você pode incrementá-lo em uma receita de molho bolonhesa vegano, confira:
Molho bolonhesa vegano
Modo de preparo
Separe o chouriço vegano antes de assá-lo;
Aqueça alguns goles de azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio.
Adicione o chouriço à panela e cozinhe por 5 a 8 minutos, mexendo ocasionalmente.
Depois que os cogumelos liberarem um pouco do líquido e o alho ficar perfumado, coloque o molho vermelho na panela e deixe em fogo baixo.
Misture todos os ingredientes e deixe borbulhar enquanto o macarrão cozinha.
Leve uma panela grande com água para ferver e adicione uma pitada de sal. Cozinhe o macarrão de acordo com o que diz a embalagem.
Escorra e adicione o macarrão ao molho bolonhesa vegano, mexendo bem para ajudar o molho a aderir ao macarrão. Prove, ajuste o tempero e sirva.
Júlia Assef
Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.