A Cia. Hering – detentora das marcas Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Dzarm – é a mais nova Empresa B Certificada e se junta ao grupo de negócios com boas práticas na sua relação com a comunidade, clientes, meio ambiente, governança e trabalhadores. Apenas 213 empresas no Brasil já foram auditadas e aprovadas nos critérios do Sistema B, que reúne as organizações que direcionam seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. Cada vez mais, as empresas brasileiras têm se mostrado interessadas em fazer parte de um grupo, ainda seleto, de empresas que possuem as melhores práticas ESG e conseguem comprovar essas iniciativas de impacto social, ambiental e de governança. E, no setor da moda, essa busca não tem sido diferente. Foi assim que, após um processo de verificação que durou cerca de um ano e envolveu todas as áreas da companhia, a Cia. Hering conquistou a certificação do Sistema B Brasil e se tornou oficialmente neste mês uma Empresa B Certificada. O Sistema B – organização responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo Movimento B no Brasil e América Latina – tem também como objetivo apoiar as empresas que utilizam seu poder de mercado para solucionar algum tema socioambiental no processo de certificação junto ao parceiro B Lab (órgão americano de certificação das Empresas B). O Sistema B acredita que as empresas têm o papel de acelerar a implantação de uma nova economia, cujo maior indicador de sucesso seja o de promover impactos positivos que gerem valor para a sociedade de maneira sustentável. “As Empresas B buscam ser negócios melhores para o mundo, retornando para a sociedade ganhos que vão além da geração de empregos ou riqueza para acionistas”, explica Francine Lemos, diretora-executiva do Sistema B Brasil. Para Thiago Hering, CEO da Cia. Hering, a certificação como Empresa B é uma ferramenta de gestão: “Entendemos que fazer parte do Movimento B é um reconhecimento das nossas boas práticas, e, a partir de agora, se torna um importante balizador de ações para o desenvolvimento sustentável do nosso negócio. Nosso objetivo é ser cada vez melhor para o mundo e competir com nós mesmos nesta melhoria contínua”, explica. Uma Empresa B deve ter altos padrões de gestão e transparência, gerar benefícios sociais e ambientais, assim como fazer uma alteração no estatuto social, em que se comprometa a ser uma empresa responsável para o mundo. Para conseguir a certificação, uma empresa precisa atingir uma pontuação mínima de 80 dos 200 quesitos pontuáveis. A Cia. Hering atingiu 87,2 pontos, ficando acima da média do setor, e tendo destaque a busca por processos eco eficientes. De acordo com Thiago Hering, desde a sua fundação, há mais de 140 anos, a Cia. Hering tem compromissos de impacto positivo, como a preservação de uma reserva ambiental de 4,2 milhões de metros quadrados, pioneirismo em processos de tratamento de água e oferta de produtos com atributos de sustentabilidade desde 1990. Para aumentar os ganhos de eficiência na produção, nos últimos anos, a Cia. Hering tem investido na aquisição de novos equipamentos, se dedicou a estudos para minimizar e eliminar a utilização de plástico em embalagens, acelerou o desenvolvimento de BI (Business Inteligence) para acompanhamento e análise de dados que tornem as ações mais ágeis, com intuito de reduzir os retrabalhos da tinturaria. Atualmente, 93% da matriz energética da companhia são provenientes de fontes renováveis.. Em 2021, o resultado das iniciativas para o uso consciente do recurso hídrico foi uma redução de 35% no consumo de água, quando comparada à média dos últimos dois anos. Neste ano, a Cia. Hering anunciou que antecipou em dois anos a meta de neutralização das emissões de gases de efeito estufa e se tornou uma empresa carbono neutro. O produto mais icônico da Hering, a camiseta World, se tornou carbono negativo. Isso significa que, por meio da conservação de florestas, a camiseta que chega nas mãos do cliente compensa o dobro de emissões de gases de efeito estufa gerados em sua fabricação. A camiseta World da Hering foi a primeira no Brasil a obter este resultado. O próximo passo, de acordo com Thiago Hering, será integrar a metodologia de Empresa B ao processo de metas de performance da Cia. “Nenhuma tomada de decisão a partir de agora estará dissociada deste direcional. Estamos em processo de fusão com o Grupo Soma. De ambos os lados, as boas práticas são inspiração para a construção de metas conjuntas.”, ressalta. Para Francine Lemos, a certificação da Cia. Hering, além de importante para o movimento, é muito simbólica para o setor. “Quando uma empresa pequena se certifica, obviamente, ela traz uma visão disruptiva, buscando inovação. Esse é um dos papéis das Empresas B. Já quando uma empresa grande consegue obter a certificação, ela consegue provar que, atendendo aos mais altos padrões de métricas de impacto socioambiental positivo – que são comparáveis e verificáveis por uma entidade terceira -, é possível gerar lucro e trazer um impacto positivo para o mundo por meio do seu negócio. O seu poder de influenciar toda uma cadeia de fornecedores e um mercado faz a diferença e acaba puxando uma onda. Empresas como a Cia. Hering estão colocando um desafio imenso para as demais, porque elas mostram que o padrão do mercado de moda pode ser diferente”, conclui a diretora-executiva da organização. Thiago Hering explica que esse tema permeia o desenvolvimento de projetos estratégicos, que são trabalhados em conjunto com diferentes áreas da empresa como indústria, marcas, RH e inovação, com o objetivo de contribuir para o resultado do negócio. “Desta forma, conseguimos garantir que a estratégia de sustentabilidade terá aplicabilidade e resultados mensuráveis. Afinal, como o próprio time do Sistema B Brasil diz, ‘ser B não é uma posição, e sim uma direção’. Com isso, calibramos nosso propósito de impacto positivo, a responsabilidade vinculada em prol do impacto social e ambiental, assim como o compromisso com a transparência”, conclui. A Cia. Hering é a 21ª Empresa B do país a se certificar no segmento de moda – que engloba a indústria têxtil, além dos mercados de vestuários e acessórios – e passa a fazer parte de um grupo que conta com marcas como Reserva, Pantys, My Basic e Insecta Shoes.. |
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