Manifesto criativo sobre a valorização e respeito a ciclistas atrai olhares de condutores e pedestres
É bastante comum vermos notícias de atropelamentos de ciclistas nas grandes cidades por todo o mundo. Faltam ciclovias e ciclofaixas e muitos motoristas não percebem que, nas laterais ou entre as pistas, sempre pode haver uma bicicleta passando.
Para mostrar a importância de estar atento aos ciclistas, que estão bem mais desprotegidos que os motoristas de carro, a Automobile Association, do Reino Unido, criou uma campanha publicitária inusitada, batizada de #thinkbikes, cujo principal personagem é um ciclista nu.
Ele percorre as ruas de Londres e, como não poderia deixar de ser, a falta de trajes chama muita atenção de todos, desde pedestres até motoristas. A consequência é que ele ganha uma grande visibilidade por estar sem roupas e as chances de acidente diminuem.
Mas será que é preciso que os ciclistas estejam nus para que sejam vistos? É esse o questionamento e a proposta educativa do vídeo. Dê uma olhada abaixo:
No Brasil, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte, grupos de ciclistas realizaram, no início de março, um evento chamado “Tão nu quanto você ousar”, com o objetivo é atrair olhares do público por onde passavam e alertar sobre a importância do respeito ciclista no dia a dia.
Enquanto a cultura ainda não é implementada, assim como propostas interessantes.
Veja também:
–[Vídeo] Para chamar atenção aos ciclistas, homem pedala nu nas ruas de Londres
–Halfbike: metade triciclo, metade bicicleta
–A incrível bicicleta elétrica do futuro: nCycle