As reformas em casa ou no escritório são o pesadelo de muitas pessoas. Mas a bagunça, a sujeira, o barulho e o estresse aparentemente acabaram. Pelo menos uma parte deles. Cientistas holandeses criaram um tipo de concreto que possui a capacidade de se “consertar” sozinho.
O produto consiste em uma mistura de bio-concreto e bactérias. Ao entrar em contato com a água, os micro-organismos ficam ativos e se alimentam de lactato de cálcio, substância presente no concreto. O cálcio, o oxigênio e o dióxido de carbono resultantes da alimentação fecham pequenas rachaduras e furos.
Porém, o maior desafio foi encontrar uma bactéria adequada para a mistura, já que ela deveria ter a capacidade de sobreviver em um ambiente com pH alto, como é o caso do concreto, e que pudesse passar muito tempo adormecida. A resposta foi encontrada na Rússia, em lagos que também tem pH alto.
O interessante é que a água, que normalmente estragaria o concreto por trazer substâncias químicas nocivas a esse item, ajuda no seu reparo.
Para saber mais sobre o curioso experimento, visite o site da Universidade de Tecnologia de Delft (em inglês).
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais