Material é feito com resina plástica e possui pequenas aberturas que permitem entrada da claridade
Um grupo de arquitetos italianos criou um “cimento transparente” que deixa a luz natural passar para dentro dos ambientes, transformando paredes em “janelas gigantes”. O material é chamado de i.light, e possui dezenas de pequenos orifícios por onde a luz passa, sem comprometer a integridade da estrutura.
As pequenas aberturas possuem entre 2 e 3 mm de largura só podem ser percebidas por quem olha a parede de perto, já que de longe ela parece ser feita com um concreto comum – exceto nos dias ensolarados, quando a luz consegue transpor a parede e ocupar o ambiente
O cimento é feito com a junção de resinas especiais pela empresa de arquitetura Italcementi. Até o momento, a única construção feita com o material é um pavilhão italiano de uma exposição em Xangai, na China, realizada em 2010.
Os arquitetos utilizaram o cimento especial em 40% dos 18 metros de altura do pavilhão, ou 3.774 painéis transparentes e semitransparentes feitos com 189 toneladas do produto. Cada painel transparente possui cerca de 50 furos, permitindo 20% de translucidez. Já os semitransparentes permitem 10% de passagem de luz
Antes da i.light, outras empresas tentaram obter um efeito semelhante usando cabos de fibra óptica. Mas, de acordo com os arquitetos da Italcementi, essa versão é ainda melhor. “O “cimento transparente” feito de resina plástica é muito mais barato do que o de fibra óptica”, diz o diretor de inovação do Italcementi, Enrico Borgarello.
“Além disso, a capacidade de ‘capturar’ a luz é maior, já que a resina possui mais ângulos visuais que a fibra óptica. Essa característica na verdade aumenta as propriedades de transparência do material e os efeitos luminosos ao prédio”, completa.
O material ainda está sendo patenteado e a empresa ainda não informou se ele será disponibilidade em outros países.