Uma das substâncias mais tóxicas que entram em contato conosco durante o dia-a-dia são os compostos orgânicos voláteis (VOCs). Nem todos esses compostos são perigosos à saúde humana, mas, mesmo assim, é importante estar sempre atento a eles.
Presentes em solventes, repelentes, produtos de limpeza, pesticidas, roupas lavadas a seco, tintas, móveis, carpetes, cola, combustíveis e marcadores permanentes, os VOCs podem levar ao desenvolvimento de diversos problemas de saúde como dor de cabeça, alergia, irritação dos olhos, nariz e garganta, falta de ar, tontura e até danos ao fígado e ao sistema nervoso central.
Para ajudar você a evitar esses compostos químicos e ter uma vida mais saudável, o eCycle te dá cinco dicas simples sobre como diminuir VOCs em casa:
Compostos químicos encontrados em produtos de limpeza, como os formaldeídos, benzeno, amônia, cloro, lauriléter sulfato de sódio e água sanitária são muito tóxicos. Sempre leia com atenção a embalagem e a composição dos produtos de limpeza antes de comprá-los;
Muitos desses produtos também levam formaldeídos e benzeno em sua composição. Para evitar esses compostos, veja como fazer desodorizador de ar, potpourri de flores secas e aromatizadores naturais. Algumas receitas de desodorizadores que podem ser feitas em casa;
Produtos que levam VOCs em sua composição emitem os compostos continuamente. Por isso, evite comprar e guardar grandes quantidades de tinta, colas, pesticidas, itens de higiene pessoal, como desodorantes e produtos de limpeza, na sua casa;
Se for pintar sua casa, prefira produtos que não levam VOCs na sua composição. Formaldeídos, ftalatos e outros compostos tóxicos são comumente encontrados na composição de tintas. Além disso, se for pintar alguma superfície, proteja-se utilizando máscaras para filtrar o ar;
Sofás, mesas, cadeiras, e outros móveis da sua casa, são tratados com retardantes de chama, um grupo de compostos extremamente tóxicos utilizados na proteção contra incêndio de diversos produtos. Os retardantes podem emitir VOCs, então fique atento na hora da compra e prefira produtos que não tenham tido contato com tais substâncias. Basta se informar com o vendedor ou com o fabricante.
De maneira geral, a ideia é estar sempre atento na hora de comprar os produtos mencionados no início da matéria para evitar problemas causados pelos VOCs. Pequenas mudanças como essas podem fazer toda a diferença na nossa saúde e de nossas famílias.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais