Cinzas de cremação: onde jogar e outras ideias

Compartilhar

As cinzas de cremação são, na verdade, fragmentos ósseos pulverizados resultantes do processo de cremação. A cremação é um processo de redução do corpo de um ser vivo após o falecimento.

Ao longo do tempo, a cremação tornou-se uma das opções mais populares nas alternativas aos enterros convencionais. No entanto, o influxo de pessoas procurando eternizar um ente querido em cinzas também resultou em impactos consequentes do descarte incorreto desses fragmentos.

Em vez de urnas usadas para armazenar as cinzas, muitas pessoas optam por jogar os fragmentos em corpos d’água, como o mar, ou em locais significativos ao falecido. De fato, dados da Inglaterra comprovaram que na década de 70, cerca de 12% das cinzas foram retiradas do crematório – agora são quase dois terços.

Porém, por muitos anos, cemitérios têm enterrado cinzas apenas para descobrir que a vida vegetal circundante não prospera. Mas por que isso acontece?

Quais são as opções de enterros sustentáveis?

Do que são compostas as cinzas de cremação?

Como já mencionado, as cinzas de cremação são restos de ossos pulverizados. Durante o processo de cremação, o fogo destrói todos os vestígios de matéria orgânica à base de carbono e todos os fluidos corporais evaporam e escapam pelo escapamento do cremador.

O esqueleto humano, em geral, é constituído, principalmente, de carbonatos e fosfatos de cálcio. Ambos esses elementos contribuem para a força e formação dos ossos — que consequentemente sobrevivem às altas temperaturas de câmaras de cremação. Adicionalmente, um baixo percentual de outros elementos, como metais, também pode ser encontrado nos restos humanos.

Em geral, não existem duas amostras de cinzas humanas exatamente iguais em termos de composição elementar, já que ela é influenciada por condições externas, além da dieta e outros fatores.

Por que não se pode enterrar as cinzas de cremação?

Segundo uma investigação realizada pelo site Let your love grow, o enterro de altas concentrações de cinzas de cremação pode ter impactos negativos no meio ambiente. Isso se dá pelo alto pH dos fragmentos, que interagem com o solo e não permitem a liberação natural dos bons nutrientes das cinzas cremadas.

Além disso, as cinzas de cremação também possuem concentrações de sódio em quantidades que variam de 200 a 2 mil vezes mais do que a vida vegetal pode tolerar.

Por outro lado, outros especialistas concluem que, como não resta nenhum material orgânico após a cremação, as cinzas humanas não apresentam nenhum tipo de risco à saúde dos seres vivos ou do meio ambiente.

É proibido jogar as cinzas de cremação no mar?

No Brasil, não há legislação específica sobre o que se pode ou não fazer com as cinzas de cremação. Portanto, jogar as cinzas no mar não é especificamente proibido.

Coincidentemente, algumas instituições realizam serviços memoriais em que as cinzas são espalhadas no mar após serem entregues à família. Entretanto, existem algumas “regras de etiqueta” a serem seguidas antes de espalhar as cinzas em um lugar específico.

Imagem de Tea Geitel no Pixabay

Onde não se pode jogar cinzas de cremação?

Segundo à Cremation Society da Grã-Bretanha, a dispersão de cinzas é desencorajada em:

  • Topos de montanhas, onde as cinzas podem afetar a vida das plantas;
  • Rios, perto de locais onde as pessoas tomam banho ou pescam;
  • Menos de um quilômetro a montante de onde a água é retirada para beber;
  • Dias de vento, quando as cinzas afetam as pessoas que vivem e trabalham nas proximidades.

Além disso, a instituição alerta sobre a possível poluição de outros materiais durante a cerimônia. Por isso, é desencorajada a dispersão de flores de plástico e outros materiais possivelmente poluentes em combinação com as cinzas.

Outros locais

Em contrapartida a essas regras, existem locais em que as cinzas não devem ser descartadas, como propriedades privadas. De fato, alguns anos atrás, o Wall Street Journal postou uma matéria que viralizou nas redes sociais sobre o descarte ilegal de cinzas de cremação em parques da Disney.

“Os atuais e antigos zeladores dos Parques Disney dizem que identificar e aspirar cinzas humanas é uma parte secreta e exclusiva do trabalho [nos parques]. É um trabalho terrível para eles, mas uma libertação catártica para os enlutados, que dizem que tratar os Parques Disney como um local de descanso final é o maior tributo aos fãs fervorosos.

Cinzas humanas foram espalhadas em canteiros de flores, arbustos e gramados do Magic Kingdom; fora dos portões do parque e durante os fogos de artifício; em Piratas do Caribe e no fosso sob os elefantes voadores do passeio Dumbo. Na maioria das vezes, de acordo com os zeladores e funcionários do parque, eles foram dispersos pela Haunted Mansion, a atração [com mais de 50 anos] que apresenta uma misteriosa propriedade antiga cheia de fantasmas imaginários”, diz o autor.

O ato de espalhar cinzas nos parques é estritamente proibido e ilegal, podendo resultar na expulsão e banimento de visitantes.

O que fazer com as cinzas de cremação?

Felizmente, existem diversas maneiras de eternizar as cinzas. Muitas instituições oferecem serviços em que as cinzas de cremação são transformadas em relicários e outros artefatos que podem ser guardados para sempre em memória da pessoa que faleceu.

Veja algumas dessas opções:

  • Joias memoriais: Algumas joalherias transformam as cinzas em diamantes após a purificação do carbono dos fragmentos. Então, são transformadas em anéis, colares e outras joias;
  • Tatuagem: Parece macabro, mas alguns tatuadores oferecem a imortalização das cinzas de cremação em tatuagens. Durante esse processo, as cinzas são misturadas com a tinta e marcadas para sempre na pele do recipiente;
  • Plante uma árvore: Embora as cinzas possam oferecer prejuízos ao meio ambiente ao serem enterradas, algumas instituições oferecem um serviço em que a mistura das cinzas é purificada e transformada em matéria orgânica. Você também pode escolher uma urna biodegradável e enterrá-la junto com as cinzas;
  • Prensagem de vinil: É possível fazer a prensagem de discos de vinis com as cinzas;
  • Guarde em um bichinho de pelúcia: Em vez de uma urna, é possível armazenar as cinzas de cremação dentro de bichos de pelúcia, permitindo que você se console ao saber que uma pequena lembrança de seu ente querido está perto de você;
  • Arte: Faça você mesmo uma pintura memorial para a pessoa que perdeu. Misture um pouco das cinzas na tinta e deixe sua inspiração fluir.
Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais