Depois de tratada e filtrada, celulose presente no papel descartado pode ser usada para pavimentação de ciclovias e até em bioplásticos e materiais de construção
Sempre muito engajada em projetos de reciclagem e sustentabilidade, a Holanda agora tem um projeto que está reciclando o papel higiênico usado para aproveitar suas fibras. O material, que no país é descartado direto na privada, passa por um sistema de limpeza, filtragem e esterilização em uma estação de tratamento de resíduos. Isso permite a separação das fibras de celulose do papel, que então podem ser utilizadas para compor o asfalto, fabricar bioplásticos e materiais de construção.
As empresas holandesas CirTec e KNN Cellulose são as responsáveis pela inovação, que está em fase de testes e pode ser uma alternativa ao descarte de um tipo de resíduo que em geral é um fardo no processo de tratamento. A celulose resultante do tratamento ajuda a dar mais permeabilidade ao solo, aumentar a absorção de água da chuva e a durabilidade da pista.
A tecnologia recicla atualmente cerca de 400 kg de celulose por dia e já pavimentou um trecho de um quilômetro da ciclovia que liga as cidades de Leeuwarden e Stiens com o material – cada tonelada de asfalto utiliza três quilos de fibras de celulose. O próximo passo é expandir o projeto para todo o país – o potencial é enorme, já que a Holanda conta com uma grande extensão de ciclovias.
“A Holanda usa quase 180 mil toneladas de papel higiênico a cada ano, e sua preferência por papel higiênico de luxo confere ao esgoto alto potencial econômico para se retirar a celulose, que é de qualidade superior”, disse Carlijn Lahaye, diretora da CirTec, ao The Guardian.
No método convencional de tratamento de esgoto, após a filtragem, as fibras de celulose seguiriam juntamente com a lama residual para incineração, sem nenhum tipo de aproveitamento, conta Lahaye. Com a iniciativa, o papel higiênico usado ganha vida nova e apelo comercial.
O vídeo, em inglês com legendas automáticas em português, explica melhor o projeto de reciclagem de papel higiênico usado.