A clara de ovo em pó é feita a partir da secagem da clara do ovo, utilizando a albumina pura. A clara de ovo em pó é utilizada para fins culinários e como suplemento de proteína. Ela serve como um substituto para o whey protein.
A clara do ovo é conhecida por ser a parte mais proteica e nutricional do alimento. Isso devido a grande quantidade de albumina, ovoalbumina, presente em sua composição. Este tipo de proteína é essencial para a alimentação humana e é tão benéfica quanto o consumo daquela tirada diretamente da carne animal.
No entanto, a clara de ovo em pó também tem suas controvérsias por ser, na maioria das vezes, um alimento derivado de crueldade animal. Afinal, os ovos utilizados para a sua produção são feitos em granjas onde ocorrem maus tratos animais, desde convivência com sujeira até a eutanasia de pintinhos machos.
Para conseguir transformar a clara de ovo em pó, é preciso desidratá-la. Depois de desidratada, a clara é processada em um pó bem fino. Então ela é levada para pasteurização, um processo que remove o risco da salmonella. Para transformar novamente a clara de ovo em pó em uma clara pastosa, basta misturar duas colheres de chá de água.
A clara de ovo em pó é utilizada na culinária para a preparação de merengues, confecção de bolos, massas e doces.
Além dessas funções, a clara de ovo em pó atua como suplemento proteico. Pessoas que trabalham com musculação normalmente aderem a este tipo de alimento para melhorar a sua dieta. O consumo da clara de ovo em pó pode ser feito em shakes e em cápsulas.
Antes de começar a consumir este tipo de proteína, é preciso ficar atento a qualquer tipo de alergia que você possa ter. Algumas pessoas têm alergia à ovoalbumina — não podem consumir a clara de ovo em pó — , enquanto outras têm a lactose do leite, e por isso não podem tomar whey protein.
Tanto a proteína whey quanto a clara de ovo em pó tem todos os aminoácidos essenciais para o funcionamento do corpo, incluindo aqueles que o corpo não produz naturalmente. Os aminoácidos são necessários para construção dos blocos de músculo e tecido do corpo humano.
Quando comparadas, a clara de ovo em pó possui cerca de 24 gramas de proteínas e.nquanto a proteína whey tem aproximadamente 20 a 30 gramas. As duas proteínas contêm 120 a 130 calorias. Porém, a clara de ovo em pó pode ter três vezes mais colesterol que o whey. Existem opções de proteína em pó que não têm colesterol, dependendo da marca, é necessário checar na embalagem.
A proteína da clara de ovo em pó ajuda na perda de peso aumentando a massa muscular e acelerando a reparação no pós-treino ou após uma lesão. É uma maneira de se saciar depois de uma refeição.
A proteína é usada pelo corpo para o reparo e a formação de músculos. O que faz com que o consumo da clara de ovo em pó seja uma opção para pessoas que estão trabalhando na formação de músculos e na perda de peso na academia.
A proteína de clara de ovo em pó contém altos níveis de minerais e vitaminas. Sendo elas:
Como mencionado anteriormente, a proteína whey pode ser um substituto para a clara de ovo em pó. No entanto, as duas opções são derivadas de exploração animal, e não são abrangentes ao público vegano e vegetariano. Mas existem opções de whey vegano que podem ser utilizadas como substituto.
Este tipo de whey não é nada mais do que proteína vegetal em pó, que pode ser feita com batata, soja, tofu e alguns grãos. Mas é preciso tomar cuidado, pois whey vegano feito a partir de glúten e soja pode causar ser alergia em algumas pessoas.
Uma outra opção que surgiu no mundo da ciência é um substituto da clara de ovo em pó, chamado de proteína feita de fungo, ou micoproteína. Esse substituto é feito a partir de um fungo, onde seu filamento é geneticamente alterado, para que ele possa secretar ovalbumina.
Com esse procedimento científico, é possível produzir a proteína da clara do ovo em pó sem precisar obrigar os animais a passarem por um processo estressante para a sua produção.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais