Cogumelo azul, conhecido por seu nome científico Lactarius indigo, é um cogumelo comestível de cor azul da família Russulaceae. Este tipo de fungo é bem fácil de se identificar e quando cortado apresenta um tom de azul mais escuro. Além de serem capazes de reaparecer diversas em um local só, esses cogumelos são encontrados em diversos países.
O cogumelo azul tem uma coloração azul única quando cortado no meio, e um tom esverdeado quando está fresco. Ele também tem uma textura macia e uma parte superior convexa, com as pontas enroladas. Quando jovem, a parte superior do cogumelo azul pode chegar a cinco ou 15 centímetros de diâmetro, e na fase adulta se torna achatado com formato de funil.
Já o caule do fungo é afilado na sua base, e por muitas vezes um pouco descentrado. Ele tem o tamanho normal de dois a oito centímetros de comprimento, e 1 a 2,5 de espessura. Quando retirado do chão ele costuma ser viscoso, mas rapidamente se torna oco.
Ao ser colhido, o cogumelo azul libera um líquido que é responsável pela produção de látex. O Lactarius Indigo é um fungo multicelular, eucariótico, que forma uma rede de células chamadas hyphae. Por ser um organismo heterotrófico, o cogumelo azul se alimenta de toda matéria orgânica em decomposição no solo da floresta.
Observação: o consumo de um cogumelo ou qualquer outro tipo de fungo diretamente depois de ser colhido não é recomendado. Se você encontrar um fungo e tiver interesse em prová-lo, não faça isso. Nem todos os cogumelos e fungos são comestíveis e alguns podem apresentar risco à saúde.
As regiões onde se encontra uma maior quantidade de cogumelo azul são: América do Norte, Leste Asiático e América Central. O melhor tipo de local para o crescimento deste fungo é uma região florestal. Afinal, ele cresce em troncos e raízes de árvores como pinheiros e carvalhos.
O cogumelo azul cresce principalmente entre os meses de junho e setembro, no Hemisfério Norte, durante a estação mais chuvosa do ano. A venda de Lactarius Indigo acontece em peso nos mercados das regiões onde são mais cultivados.
Nas florestas, o cogumelo azul cria uma relação simbiótica com as árvores. Ou seja, ambos têm funções essenciais para o metabolismo um do outro, mesmo sendo de espécies diferentes. Por isso, a sua relação deve acontecer, e também pode ser chamada de mutualismo obrigatório.
Estudos sobre o cogumelo azul, revelaram que a relação entre o fungo e uma árvore pode acontecer até mesmo de forma não natural. Para os pesquisadores, essa situação se mostrou positiva e com bons resultados. Isso significa que a criação de cogumelo azul em lugares de onde ele não é nativo pode ajudar na preservação do meio ambiente.
Estudiosos apontam que o cultivo do cogumelo azul comestível pode ser uma forma de incentivar a alimentação baseada em fungos e plantas. Assim, também é possível um crescimento na plantação de árvores de reflorestamento. Afinal, o cogumelo azul e a árvore dependem um do outro para sobreviver.
Esse novo cenário é uma alternativa viável para diminuir as terras da pecuária. Isso porque a atividade pecuária é responsável por 80% do desmatamento no Brasil, segundo dados do TerraClasse. Em vez de desmatar com intuito de criar gado e aumentar a produção de carne animal, seria possível reflorestar para plantar cogumelo azul e alimentar o mercado com uma opção livre de crueldade.
O cogumelo azul tem um metabolismo complexo que permite que ele decomponha matéria orgânica. Sua composição é feita de diversas propriedades comestíveis e essenciais para uma boa nutrição. O Lactarius Indigo também tem níveis altos de gorduras graxos saturadas.
Outros nutrientes presentes no cogumelo azul:
Ao cozinhar o cogumelo azul, não existem muitas precauções a serem tomadas. É preciso apenas ficar atento para não topar com nenhum tipo de farpa de pinheiro ou inseto que ficou no fungo.
Quando cozido, o cogumelo azul vai perder um pouco de sua cor azul, e pode acabar liberando uma cor meio esverdeada nos outros alimentos da panela. Uma forma de manter sua coloração é banhá-lo em vinagre, suco de limão ou água com sal. O gosto do cogumelo azul se assemelha a algo suave, doce e com nozes, com um toque de pimenta no final.
Para armazenar o cogumelo azul, congele-o ou o desidrate e transforme-o em pó. O pó do cogumelo azul pode durar bastante tempo armazenado, enquanto o congelado pode acabar sobrevivendo um pouco menos, cerca de alguns meses.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais