Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda mais sobre o cogumelo-do-mel, suas características e benefícios para a saúde

Cogumelo-do-mel é o nome popular de diversas espécies de fungo dentro da família Armillaria. Esse tipo de fungo é nativo do continente Europeu, sendo localizado principalmente na Grã-Bretanha e na Irlanda, porém também é encontrado na América do Norte e na Ásia e em locais de solo ácido. Outras espécies do fungo Armillaria também estão presentes na Oceania. 

O fungo tem vida longa, mas não como cogumelos, e sim como micélio — a parte vegetativa do fungo, que age como uma “raiz” que é responsável pela absorção de nutrientes. Com o solo apropriado, o cogumelo-do-mel pode crescer por anos, se alimentando de madeira viva ou morta. 

Alguns cogumelos da espécie são considerados parasitas, podendo causar danos imensuráveis em florestas ao atacar coníferas e outras árvores. 

caixão de cogumelo
Caixão de cogumelo e o futuro dos enterros

O maior organismo da Terra

Título que antes era carregado por baleias azuis, o cogumelo-do-mel foi coroado o maior organismo da Terra após um estudo feito na Floresta Nacional de Malheur do Oregon. Lá, especialistas encontraram um fungo da espécie Armillaria ostoyae que chega a atingir 9km². 

Composto principalmente pelo micélio, esse fungo foi encontrado dentro do solo e só apresenta a parte reconhecível do cogumelo-do-mel na hora de se reproduzir. Cientistas envolvidos na “escavação” acreditam que o fungo foi capaz de sobreviver e se expandir por tanto tempo pelo seu consumo de raízes de árvores locais, o que resultou na perda de parte da vegetação da floresta. 

Contudo, a abundância de árvores na área possibilitou o crescimento do fungo, que os cientistas acreditam ter levado quase 10 mil anos. 

Parasita

Embora quando encontrado pela superfície o cogumelo-do-mel pareça inofensivo, ele é considerado a doença fúngica mais destrutiva dos jardins do Reino Unido. Nenhuma planta é completamente imune aos “poderes” de alimentação do fungo, que podem acometer diversas espécies diferentes. O dano interno feito pelo cogumelo na vegetação é difícil de perceber e, quando os sinais da doença podem ser vistos, já é tarde demais para a salvá-las. 

Entre os sintomas da doença fúngica nas plantas estão: 

  • Folhas menores e mais pálidas que o normal
  • As partes superiores da planta morrem
  • Falha em florescer
  • Cor alaranjada prematura
  • Rachaduras e sangramento de seiva da casca na base do caule
  • Produção de cogumelos-do-mel em material vegetal infectado
  • Raízes mortas e em decomposição, cheias de micélio
  • Rizomorfos

Controle 

Não há nenhum pesticida capaz de controlar ou acabar com o cogumelo-do-mel. A única forma de se livrar do parasita é pela queima e destruição do fungo. Para proteger outras plantas do possível ataque do cogumelo, é necessário criar uma barragem física de borracha ou plástico enterrada no solo para bloquear os rizomorfos. 

Fungo dizimou populações de 501 espécies de anfíbios no mundo

Alimentação

Apesar de ser considerado um parasita, o cogumelo-do-mel é comestível e pode oferecer diversos benefícios para a saúde quando consumido. Ricos em polissacarídeos, esses cogumelos possuem ações antioxidantes que ajudam a combater os efeitos causados por radicais livres.

Além disso, assim como diversos outros cogumelos, essa espécie também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, promovendo a produção de glóbulos brancos.

A espécie Armillaria mellea, especificamente, pode contribuir para a saúde do cérebro. Uma pesquisa publicada no Oxidative Health and Cellular Longevity indica que o consumo do cogumelo pode melhorar a função cerebral e proteger contra doenças neurodegenerativas. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais