Cold Brew é um café frio que funciona como uma opção menos amarga para o verão. A receita é tão simples quanto o café quente, mas exige algumas horas de espera, e pode ficar dias na geladeira sem perder o sabor. Isso porque o tempo de infusão do café é mais longo, extraindo o sabor de uma maneira diferente. O resultado é uma versão mais suave e menos ácida da bebida convencional.
O Cold Brew é bastante apreciado por quem não gosta das misturas geladas feitas com grãos de café, cremes e açúcar. Além disso, o café gelado oferece diversos benefícios à saúde. Aprenda a fazer a seguir!
O Cold Brew foi inventado pelos holandeses em meados dos anos 1600. A população costumava preparar concentrados de café em água gelada, com intuito de serem aquecidos e consumidos depois. Para popularizar a prática, o Japão aderiu a técnica, esfriando o café da mesma forma que fazia com o chá.
Siga uma simples sugestão de receita de Cold Brew:
Em uma jarra, adicione o pó de café e a água e misture. Feche o recipiente e deixe entrar em repouso por pelo menos 12 horas (e no máximo 18 horas) em temperatura ambiente ou refrigerado.
Depois de passado esse período, coe todo o líquido passando para outro recipiente em um filtro de papel. Ao fazer café coado, evite o coador de papel e opte, por exemplo, por um coador de pano, uma opção que economiza energia, água, é sustentável e reutilizável.
A bebida pode ser consumida com gelo, cremes, leites vegetais ou sucos. A água de coco também pode ser usada na receita como substituição da água fria. O resultado será uma bebida mais adocicada.
No Cold Brew há extração a frio do café, por isso, o resultado em termos de sabor e suavidade é diferente do café feito com água quente. Ainda assim, os benefícios são muitos:
O metabolismo é o processo em que o corpo utiliza alimentos para gerar energia. Quanto maior for a taxa metabólica, mais calorias você queima em repouso. Assim como o café quente, o café frio contém cafeína. Esta substância é eficaz para aumentar a taxa metabólica de repouso em até 11% segundo um estudo.
O consumo de cafeína também pode ajudar no humor. Um estudo constatou que uma xícara de café consumida por dia reduzia o risco de depressão em 8%.
Muitas pessoas evitam o café por ser uma bebida ácida que pode causar azia, indigestão e estimular o refluxo, uma condição em que o ácido estomacal flui do estômago de volta para o esôfago.
Um estudo publicado no Scientific Reports mostrou que o café quente é uma bebida ácida, pois seu processo de fermentação tende a extrair mais ácidos. Já o café frio tem menos acidez, podendo irritar menos o estômago.
O café frio contém compostos que podem reduzir o risco de doenças cardíacas, tais como cafeína, magnésio, trignolegina e lignanas. Essas substâncias, segundo pesquisa, também ajudam a estabilizar o açúcar no sangue. Além disso, a bebida tem ácidos clorogênicos e diterpenos que atuam como antioxidantes e agentes anti-inflamatórios.
Outro estudo observacional descobriu que pessoas que bebiam de três a cinco xícaras de café por dia durante a meia idade tinham um risco 65% menor de desenvolver demência e Alzheimer na velhice.
Por fim, um estudo, feito com mais de 300 mil pessoas com idades entre 50 e 71 anos, descobriu que quanto mais café as pessoas bebiam, menor o risco de morte por doenças respiratórias, derrames, ferimentos, diabetes e infecções.
Para quem é fã de café, então, a boa notícia é que a bebida pode ajudá-lo a viver mais e o Cold Brew pode ser seu companheiro no verão. Mas beba com moderação!
A principal diferença entre o café gelado e Cold Brew está na preparação das duas bebidas. Embora ambos sejam servidos gelados, o café gelado é feito com água quente e depois resfriado com gelo, enquanto a infusão do Cold Brew é feita diretamente com água gelada.
A partir dessa diferença de preparação, ambas as bebidas possuem sabores e níveis de acidez distintos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais