As receitas de sabão caseiro com óleo de cozinha usado pode ser feita pelo processo frio (cold process) ou pelo processo quente (hot process). Cada uma possui suas vantagens e desvantagens. Vamos entender melhor como eles funcionam.
Primeiramente, o sabão é produzido a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio) dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool (conhecida popularmente como glicerina). Esse processo recebe o nome de saponificação. Abaixo está esquematizado a reação:
ÓLEO OU GORDURA + BASE –> GLICEROL + SABÃO
O modo como é feita essa reação é que vai definir se o processo é cold ou hot. A princípio, as duas técnicas seguem essas etapas:
- Preparação da base: dissolver a Base (NaOH ou KOH) em água;
- Preparação do óleos: filtrar o óleo usado de cozinha ou derreter as gorduras mais sólidas;
- Mistura dos ingredientes: misturar a base com o óleo até a emulsão;
Feita estas passagens, temos duas opções a seguir: o cold process ou o hot process para a fabricação do sabão caseiro.
Cold process
- Adição de fragrâncias, óleos essenciais e corantes no sabão;
- O sabão é colocado em uma forma e aguarda-se o seu endurecimento;
- Após o seu endurecimento, o sabão caseiro é cortado e deixado em processo de cura. Este processo pode levar de 45 a 60 dias para ser finalizado. Durante este período, a reação de saponificação continua e o sabão vai deixando de ser alcalino para chegar próximo a neutralidade. Também ocorre a evaporação de água. Dessa forma, o sabão caseiro vai perdendo umidade e chega na sua forma final.
Hot process
- Após a mistura da base e do óleo, o sabão é ainda aquecido em temperaturas de 80°C. Pode-se utilizar o “banho-maria“;
- Quando o sabão atinge uma consistência de gel (pode levar de 1 a 2 horas), encerra-se o aquecimento e são introduzidos os corantes, fragrâncias e outros;
- O sabão é colocado em moldes e, após o seu endurecimento, é cortado;
- O processo de cura do sabão feito por hot process é mais curto, levando apenas uma semana. Nesse período, o sabão caseiro ganhará mais consistência e perderá alcalinidade e umidade excessiva, assim como no cold process.
Qual processo é melhor?
Não há uma receita melhor que o outro, pois cada um possui suas vantagens e desvantagens. Vamos saber quais são elas:
- A fabricação do sabão caseiro feito por cold process é mais rápido, pois não necessita do aquecimento e pode ser colocado já com uma consistência melhor nas formas.
- Porém, no processo de fabricação a quente (hot process) não há necessidade de deixar o sabão por longos processos de cura, como no caso do cold process.
- A fabricação do sabão caseiro feita por hot process é mais tolerante quanto a adição dos corantes e fragrâncias. O processo a frio requer um timing melhor, pois deve-se adicioná-los rapidamente para que o ponto do sabão não passe e ele fique muito consistente, não permitindo a boa mistura dos ingredientes.
- Um problema do hot process é gasto maior em energia devido ao aquecimento. Normalmente, utiliza-se o “banho-maria” para fabricá-lo, então gasta-se mais com o gás de cozinha.