O coletor de leite materno é um dispositivo usado por pessoas em aleitamento que precisam remover o excesso de leite materno de seus seios durante a amamentação. Eles podem ser usados tanto por mães que têm alta produção de leite, quanto aquelas que têm uma produção normal mas estão começando o retorno à rotina de trabalho.
O objetivo do coletor de leite materno é fazer a sucção do líquido em um dos seios enquanto o bebê mama no outro. Essa técnica é comumente aplicada em pessoas com alta produção de leite, para manter seu fornecimento e evitar vazamentos durante o dia.
A estrutura da maioria dos coletores permite que eles fiquem alocados no seio sem que a mãe precise ficar segurando o dispositivo e o bebê ao mesmo tempo. Depois que a criança termina de consumir o leite materno do primeiro peito é preciso trocar para o outro lado, retirar o coletor e passar para o seio em que ela estava mamando.
A quantidade de leite materno coletada pelo dispositivo vai depender da força que a pessoa em aleitamento posicionar o aparelho. Para quem tem uma produção de leite mediana, o coletor de leite materno deve ser aplicado apenas depois que a criança se alimentar. Assim, o dispositivo vai coletar apenas “os restos” e não irá desequilibrar a produção do líquido.
O leite materno é essencial para a alimentação do bebê nos primeiros meses de vida pois ajuda na relação mãe e filho, e ainda fortalece o sistema imunológico da criança fazendo com que ela seja menos propensa a desenvolver infecções ou doenças graves no futuro.
Quando uma pessoa amamenta, dois hormônios são produzidos na glândula mamária: a prolactina e a ocitocina. A prolactina ajuda o corpo a produzir o leite, enquanto a ocitocina ajuda a liberá-lo. Quando a criança suga o seio, a oxitocina diz para o tecido da pele que o leite deve ser conduzido pelos dutos mamários e levado até o bico do peito.
Isso acaba estimulando os dois seios, o que significa que enquanto o bebê se amamenta em um, o outro fica vazando. É aí que entra o coletor de leite materno, ele permite que a mãe evite vazamentos que mancham a roupa e que podem gerar uma boa alimentação para o seu bebê futuramente.
Manter um pequeno fornecimento de leite materno em casa para momentos que você não consegue amamentar vai ser benéfico para o bebê. Principalmente para mães que estão começando o processo de voltar a rotina normal e se separar de seus filhos por algumas horas do dia.
Não é recomendado armazenar o leite dentro do coletor, isso porque ele precisa ser usado mais de uma vez e sua estrutura não é feita para guardar o líquido. O ideal é guardá-lo em um recipiente esterilizado e com tampa. O leite pode ser mantido na geladeira por três meses, desde que seja congelado, caso contrário ele dura apenas 12 horas em bom estado.
Na hora de escolher o seu coletor de leite materno, leve em consideração a sua rotina, qual produto encaixa melhor em seu seio e se existem alternativas mais eco-friendly. Se você estiver procurando o coletor para poder voltar a rotina de trabalho, talvez a melhor opção sejam aquelas que se disfarçam nas roupas.
A bomba serve para simular a ação do bebê amamentando, para que não haja redução na produção de leite. Ou seja, ela difere do coletor de leite materno em seu objetivo, já que ele tem como intuito apenas colher os vazamentos que sobram depois da alimentação da criança.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais