Colírio: tipos, para que serve e riscos

Compartilhar

O colírio é, na maioria das vezes, uma solução salina com medicamentos que ajuda a tratar diversas condições oculares. O líquido é aplicado diretamente nos olhos e pode ser usado tanto com prescrição médica, para o tratamento de condições como lesões e alergias, ou sem receita, para tratar a vermelhidão ou coceira ocasional. 

Lágrimas: o que são, tipos e funções

Tipos 

Existem diversos tipos de colírio que possuem características dependentes do objetivo do uso da solução. São eles: 

  • Lubrificante: o colírio lubrificante é usado para proporcionar umidade para os olhos e reduzir a secura.
  • Anti-histamínico: colírios medicamentosos que ajudam a reduzir os sintomas de alergias oculares.
  • Antibiótico: solução medicamentosa usada no tratamento de infecções bacterianas.
  • Colírio para glaucoma: usado para ajudar a tratar o glaucoma, ajudando a reduzir a pressão no olho.
  • Esteroide: usado para a redução da inflamação ocular.
  • Antiviral: solução medicamentosa que auxilia no tratamento de infecções causadas por vírus.

Para que serve o colírio? 

Os usos da solução dependem do tipo de condição apresentada pelo paciente. Porém, os usos mais comuns do colírio incluem: 

  • Cirurgia de catarata: antes do procedimento, a solução é aplicada aos olhos para prevenir infecções, aumentar a pupila e anestesiar a área.
  • Conjuntivite: a conjuntivite é uma condição comum causada por infecções ou alergias. Devido a essa diferenciação, os tipos de colírio podem variar — em casos de alergia, é recomendado o uso de soluções anti-histamínicas e em caso de infecções, o uso de antibióticos é preferível. 
  • Lentes de contato: pessoas que usam lentes de contato comumente usam a solução para lubrificar os olhos. 
  • Olhos secos: o olho seco é uma condição resultante de uma anomalia na produção ou qualidade das lágrimas, que não são capazes de fornecer lubrificação adequada aos olhos. A condição é comumente desenvolvida durante o processo de envelhecimento natural do corpo e pode ser tratada com ajuda da solução. 

Possíveis riscos 

Como a maioria dos medicamentos, o colírio pode oferecer riscos à saúde, se usado de forma incorreta. No tratamento de condições sérias, como o glaucoma, por exemplo, a solução é usada para reduzir o fluido dentro do olho e promover sua drenagem. Portanto, ele deve ser usado conforme instruções médicas e seguindo o cronograma indicado pelo profissional de saúde. 

Em 2023, o Food and Drug Administration dos Estados Unidos emitiu um alerta instando consumidores a evitar comprar e a parar imediatamente de usar 26 colírios vendidos sem receita médica devido ao risco de infecção. O alerta foi uma resposta a uma inspeção realizada pela organização, que notou a presença de uma bactéria nas instalações que produziam o medicamento. 

O caso dos Estados Unidos abriu o diálogo para os possíveis riscos do uso de colírios contaminados com bactérias resistentes à antibióticos. Quando contaminados, esses produtos introduzem bactérias resistentes diretamente no ambiente suscetível do olho. Lá, podem causar infecções graves que são difíceis de tratar com antibióticos convencionais.

Por outro lado, o uso indevido da solução também pode resultar em infecções. Portanto, saber como manusear e gerenciar esse medicamento é essencial na prevenção de possíveis complicações. 

Antibióticos e sua relação com superbactérias

Como passar colírio corretamente

Siga o passo a passo a seguir: 

  1. Lave as mãos com sabonete e água, secando-as em uma toalha limpa.
  2. Se indicado no rótulo ou pelo seu médico ou farmacêutico, agite suavemente o frasco. 
  3. Verifique a ponta do conta-gotas para ter certeza de que está limpa. Se estiver suja, descarte o produto e compre outro.
  4. Incline a cabeça para trás ou deite-se de costas. Puxe a pálpebra inferior para baixo com o dedo para formar uma bolsa em que o colírio irá.
  5. Segure o frasco sobre o olho, com a ponta do conta-gotas voltada para baixo. A ponta do conta-gotas deve estar o mais próximo possível do olho, sem tocá-lo.
  6. Olhe para cima. Aperte o frasco para que uma única gota caia na bolsa que você fez com a pálpebra inferior.
  7. Feche os olhos e incline a cabeça para baixo, mantenha a posição por dois minutos. Evite piscar, mover ou apertar os olhos.
  8. Com os olhos fechados, use o indicador para pressionar levemente o canto interno do olho — isso evita que o medicamento escorra para as passagens nasais e entre na boca ou garganta. 
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais