Com a informação certa, consumidor fica mais apto a fazer escolhas sustentáveis
Quantas vezes você vai ao mercado, lê os rótulos dos produtos e não sabe quais as consequência que eles causam à saúde e ao meio ambiente? Pois é com base no incentivo à divulgação de informações mais precisas que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou, em 1º de julho, seu plano global para o consumo sustentável.
A ideia é simples: dar ao consumidor informações detalhadas sobre produtos para que ele possa tomar decisões mais sustentáveis, diminuindo desperdício de recursos naturais importantes e evitando riscos.
De acordo com o Pnuma, a informação sobre os impactos sociais e ambientais que os produtos causam é essencial para que o consumidor siga atitudes mais sustentáveis.
Para auxiliar nessa tarefa, o braço da ONU usará o Programa de Informação ao Consumidor (PIC), que pertence ao Quadro de Programas sobre Consumo e Produção Sustentáveis, criado na Conferência Rio+20, em 2012. O PIC é uma plataforma global que servirá para alertar sobre políticas, estratégias, projetos e parcerias importantes sobre o consumo sustentável.
O programa vai prestar assistência a governos, organizações, empresas e ONGs nos esforços para fornecer informações claras, exatas e confiáveis sobre o impacto que os produtos causam ao planeta e às pessoas.
Além disso, o Pnuma quer mudar o comportamento de governos e de empresas para garantir as melhores práticas em relação às informações passadas aos consumidores, diminuindo ruídos de comunicação.
Para conhecer dicas sobre consumo sustentável, clique aqui.
Fonte: EcoD
Veja também:
–Estimativa revela que quantidade de lixo produzido no mundo será 70% maior em 2030
–Desperdício de plástico causa prejuízo de R$ 29 bilhões ao ecossistema marinho, estima ONU