Comensalismo é a relação ecológica em que uma das espécies é beneficiada pela associação, enquanto a outra não obtêm nenhuma vantagem, embora não sofra nenhum prejuízo. O principal recurso buscado pelo comensal é o alimento. Um exemplo conhecido de comensalismo é a associação entre a rêmora e o tubarão.
Relações ecológicas são as interações que ocorrem entre os seres vivos dentro dos ecossistemas. Elas podem ser entre indivíduos da mesma espécie (intraespecífica) ou entre espécies diferentes (interespecíficas). Além disso, as relações ecológicas podem ser benéficas ou prejudiciais para as partes envolvidas.
Como dito anteriormente, as relações ecológicas são interações que ocorrem entre os seres vivos. Elas podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie, sendo classificadas como relações intraespecíficas, ou de espécies diferentes, como relações interespecíficas.
Além dessa classificação, as relações ecológicas podem ser harmônicas ou desarmônicas. Relações harmônicas são aquelas que beneficiam os indivíduos envolvidos ou que não causam prejuízos para nenhum deles. Já relações desarmônicas são aquelas que causam prejuízos para pelo menos um dos indivíduos envolvidos.
Sendo assim, as relações ecológicas podem ser interespecíficas harmônicas, interespecíficas desarmônicas, intraespecíficas harmônicas e intraespecíficas desarmônicas. Nesse caso, o comensalismo é uma relação ecológica interespecífica e harmônica. Isso porque ocorre entre indivíduos de espécies diferentes e beneficia uma delas, embora não sofra nenhum prejuízo.
De acordo com alguns autores, o inquilinismo pode ser considerado um tipo de comensalismo. Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie vive sobre ou no interior de outra espécie, sem prejudicá-la. O principal recurso buscado pelo inquilino é abrigo e moradia. Bromélias, orquídeas e samambaias que vivem em cima de árvores podem ser citadas como exemplo.
Um exemplo clássico de comensalismo ocorre entre rêmoras e tubarões. As rêmoras se prendem ao corpo dos tubarões por meio de ventosas e se alimentam dos restos de comida que saem da boca dos predadores. Além disso, elas são transportadas sem gasto de energia.
Outro exemplo acontece entre leões e hienas. Enquanto os leões fazem uma dura caçada para conseguir abater suas presas, as hienas esperam o momento certo para obter alimento com o mínimo de esforço possível.
As relações ecológicas são necessárias e importantes para o equilíbrio das populações que interagem, tendo um efeito benéfico para a comunidade como um todo, independentemente se há prejuízo para alguma espécie ou população em particular.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais