Comer sozinho faz mal? Aparentemente sim. Os hábitos alimentares de pessoas ao redor do mundo mudaram. As famílias ficaram menores e é comum morar sozinho, deixando os padrões de refeições mais informais e irregulares. Contudo, pesquisas sugerem que comer sozinho pode afetar como nos alimentamos, quando comemos e o nosso humor em geral.
É possível que pessoas que comem sozinhas sejam mais solitárias, isoladas e sejam mais prováveis de se alimentar mal. Sem sistemas de apoio, esses indivíduos tendem a não se preocupar com a alimentação e com a saúde em geral. Eles também são mais vulneráveis aos efeitos mentais que comer sozinho pode ter.
Um estudo publicado na Obesity Research & Clinical Practice aponta que os padrões irregulares de alimentação podem resultar em Síndrome Metabólica — um conjunto de fatores de risco para diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares.
Pesquisadores concluíram que homens que comem sozinhos têm 64% mais chances de desenvolver síndrome metabólica e 45% mais chances de desenvolver obesidade dos que comem acompanhados mais de duas vezes ao dia.
É importante citar que, embora os estudos apontem isso, a pesquisa não considerou a alimentação dos indivíduos analisados, e uma dieta ruim também pode resultar em síndrome metabólica.
Em uma outra pesquisa foi constatado que mulheres com mais de 65 anos que comem sozinhas tem 2.58 mais chances de ter angina. Angina é um tipo de dor torácica que é resultado da falta de circulação de sangue no coração. Também foi analisado que as participantes têm menos consciência de uma dieta saudável e que consomem menos fibra, carboidratos, potássio e sódio.
Comer sozinho pode não ser uma escolha pessoal. Vários fatores do dia-a-dia podem resultar nos hábitos alimentares — trabalho, estudos e problemas pessoais. Portanto, é necessário prestar atenção no que se está consumindo e tentar manter uma dieta saudável.
Os malefícios da prática são resultantes não apenas da solidão, mas também da má alimentação. É possível evitar alguns desses problemas de saúde criando hábitos saudáveis.
Existem alguns programas de delivery mensal de pratos prontos saudáveis, como a Beleaf, que conta com refeições congeladas veganas. Outra alternativa é cozinhar para si mesmo, procurando receitas novas que podem inspirar uma mudança de hábito.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais