Na Europa, agricultura é responsável por 88,4% das emissões de amônia
A Comissão Econômica da ONU para a Europa (Unece) lançou uma iniciativa para reduzir os níveis de amônia na atmosfera.
Segundo o órgão, a maior fonte das emissões de amônia, também conhecida por NH3, é a agricultura. A substância é obtida através da decomposição de matéria orgânica, como as fezes dos animais, e de fertilizantes com base em nitrogênio mineral.
Em 2012, o setor agrícola foi responsável por 88,4% das emissões de amônia na região da Unece, excluindo Canadá e Estados Unidos, que também fazem parte da comissão, mesmo não estando na Europa.
Os especialistas alertam que essas emissões representam uma ameaça à saúde humana e podem causar problemas no coração e doenças respiratórias. A amônia pode gerar também perda da biodiversidade em vários ecossistemas.
A Unece adotou, em 12 de dezembro, uma nova norma para ajudar os países a reduzir as emissões na agricultura.
Propostas
Entre as propostas da agência estão o manejo do ciclo de nitrogênio na região, novas técnicas de alimentação dos animais e medidas para reduzir as emissões geradas pela decomposição orgânica.
Os especialistas sugerem ainda técnicas para armazenar e espalhar esterco pela área de cultivo. Também mostram como utilizar sistemas de baixa emissão de gases e medidas para limitar as emissões de amônia geradas pelo uso de fertilizantes minerais.
Fonte: EcoD
Veja também:
–O uso de fertilizantes é um problema sem solução na agricultura?