Como acabar com o mau hálito? Essa é uma pergunta que certamente muita gente faz, principalmente depois de comer aquele alho cru.
O mau hálito pode acabar com aquela conversa boa, com uma paquera ou negócio. E o pior é que ele pode acontecer com qualquer pessoa, tanto por falta de higiene bucal como por problemas estomacais.
É necessário o esforço de escovar bem os dentes e usar fio dental regularmente para que não passemos por esse tipo de constrangimento.
Existem alguns “vilões” do mau hálito, como o alho, que é absorvido pela pele e entra na corrente sanguínea. Ao ser secretado pelos pulmões, surge o mau cheiro na boca.
Partículas de comida que se alojam entre os dentes e a placa bacteriana que se forma na linha da gengiva são outros fatores que podem causar o mau odor da boca.
Doenças como infecções pulmonares, insuficiência renal crônica e refluxo dos ácidos estomacais também produzem odores.
Por fim, o ato de fumar, além de fazer mal à saúde, resseca a boca e contribui para a doença periodontal e a intolerância ao leite.
Para combater o mau hálito e se livrar desses vilões, existem maneiras de refrescar o hálito, sem o uso de nenhum químico nocivo para isso. Lembre-se de que as dicas abaixo não dispensam o aconselhamento profissional com médico ou dentista regularmente, caso seu problema seja recorrente. Além disso, saber a fonte do mau hálito é importante para o quadro da saúde em geral, uma vez que algumas doenças cardiovasculares podem ter origem na boca.
Escovar os dentes depois de todas as refeições é fundamental. Certifique-se de que sua escova esteja em bom estado, porque, caso contrário, ela não vai alcançar as áreas mais difíceis da boca. Se, por acaso, a sua escova já passou da hora de ser trocada, existem maneiras de reutilizá-la.
Além de útil para a dor de garganta, o própolis é eficaz para aliviar o mau hálito. Os sprays podem ser encontrados em diferentes sabores, como gengibre, menta, malva, romã, guaco e hortelã. Todos são naturais e eficientes contra o odor bucal desagradável.
O raspador pode ser de plástico ou de metal. Ele desliza sobre a língua para remover as células e bactérias mortas. Se preferir, você pode raspar a superfície com as cerdas da própria escova de dentes – embora um raspador específico seja mais eficaz. Saiba mais na matéria Aprenda como escovar a língua e melhore a sua saúde bucal.
O fio dental remove a placa bacteriana e alimentos que passam despercebidos na hora da escovação e que ficaram presos entre os dentes. Uma dica é manter o fio dental sempre com você. Como ele é pequeno, é possível carregá-lo no bolso para onde for.
Beber bastante água durante o dia e evitar café, refrigerantes e bebidas alcoólicas podem fazer milagres pelo seu hálito. A água remove resíduos alimentares e evita formação de placa bacteriana na língua.
O feno-grego (fenacho) é uma planta usada como erva medicinal e tempero em sua forma de semente. Coloque uma colher de sopa de sementes de feno-grego em quatro xícaras de água fria. Ferva e deixe por 15 minutos em fogo baixo, em seguida, coe e beba como chá.
Dê preferência à fruta ainda não madura, que contém ácidos tânicos capazes de combater o mau hálito.
Pastilhas de alfafa e clorofila, por exemplo, têm efeito desodorizante e ajudam a eliminar o cheiro ruim da bocal.
O chá de cravo é um poderoso antisséptico. Basta separar três cravos inteiros ou ¼ de colher de chá de cravo moído em duas xícaras de água quente e deixe em infusão por 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Depois, despeje em uma peneira fina e use como bochecho ou gargarejo duas vezes ao dia.
Limão: a junção de limão e sal, se você aguentar ingerir, vai ajudar a retirar o hálito de alho e/ou cebola. Leia mais na matéria Benefícios do limão: da saúde à limpeza.
Feita de óleos essenciais de hortelã, ela acaba com os odores causados pelas bactérias – e a ação de mastigar estimula a produção de saliva, que ajuda a limpar o hálito.
A sálvia contém óleos essenciais com propriedades antibacterianas, que ajudam a neutralizar as causas do mau hálito. Procure mastigar as folhas cruas para obter esse benefício. Saiba mais na matéria Sálvia: para que serve, tipos e benefícios.
A spirulina é uma ótima fonte de clorofila e pode ser adquirida em forma de cápsula ou solta. A sugestão é de que se comece com 500 mg três vezes ao dia. Mas o recomendável é buscar orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento de suplementação.
O óleo de tea tree ou melaleuca contém compostos antissépticos que a tornam uma poderosa desinfetante. Tente usar um creme dental contendo óleo de melaleuca. Você também pode colocar algumas gotas desse óleo em sua escova de dente ou com o seu creme dental regular.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais