Como acalmar cachorro agitado? A maior parte dos cachorros tem momentos em que sua energia fica alta. No entanto, isso não significa que seu bicho de estimação é hiperativo. Em boa parte dos casos, a agitação do animal é causada pela falta de estímulos e de ensinamentos sobre comportamento.
Mas como acalmar cachorro agitado no dia a dia? O seu animal de estimação não é impossível de lidar, você só precisa aprender a lidar com os momentos de energia. Na verdade, existem maneiras de lidar com essa agitação sem influenciar a sua rotina. Além de serem benéficos para a saúde e bem estar do cachorro, as técnicas de acalmá-lo também melhoram a relação do tutor com o animal.
Confira a seguir algumas formas de acalmar cachorro agitado:
Na maioria das vezes, um cachorro agitado é só um animal que não tem gastado sua energia de maneira correta. Em alguns casos, esses bichos de estimação ficam muito tempo em casa, e isso faz com que eles acumulem muita agitação. Por isso, o ideal é acalmar o cachorro levando ele para passear e se aventurar.
Você pode apenas sair para passear com seu cachorro uma vez por dia, mas já é o suficiente para acabar com um pouco da agitação do animal. Não se esqueça de praticar exercícios, estimule seu bicho de estimação a correr, brincar e socializar com outros animais. Assim, ele pode gastar toda a energia na rua, e ficar menos agitado em casa.
O cachorro muito agitado geralmente só precisa do estímulo certo para gastar as energias. Desta forma, invista em brincadeiras fora de casa, exercícios e passeios divertidos. No fim da aventura ele vai estar cansado e, depois de gastar toda a agitação, você poderá ficar mais tranquilo.
Exercícios mentais também ajudam a acalmar cachorros agitados. Além disso, essas atividades não tomam muito tempo e podem ser realizadas dentro de casa. Alguns brinquedos podem ajudar a conseguir o resultado desejado. Confira a seguir exemplos divertidos de quebra-cabeças para distrair seu cachorro agitado:
Bolas interativas com guloseimas: esses brinquedos são bolas que contém ração ou petisco dentro, e tem como objetivo fazer o animal trabalhar a mente para conseguir tirar a guloseima do seu interior. Esses objetos ajudam a estimular o olfato e a agitação do cachorro, o mantendo entretido;
Outras brincadeiras com o olfato: outras formas de ocupar o olfato do seu bicho de estimação é escondendo petiscos pela casa para que ele entre em uma caçada. De início você pode esconder as guloseimas em lugares de fácil acesso, e depois ir dificultando, para tentar acalmar o cachorro agitado.
Tapetes para lamber: esses brinquedos são caracterizados como pequenos tapetes com buracos e divisórias que fazem com que o cachorro tenha que lamber para conseguir comer seus petiscos. A repetição do ato de lamber, para o animal, estimula o seu cérebro e ainda acalma os ânimos.
Ofereça brinquedos de morder para a distração: alguns cachorros se divertem mordendo objetos, principalmente os mais novos. Uma dica de como acalmar cachorro agitado é oferecer a ele um brinquedo que possa morder sem remorso. Se o objeto em questão for comestível, então os benefícios para o animal são ainda maiores.
O cachorro que late quando quer algo, pula no tutor para chamar atenção e não sabe lidar com visitas, não é um animal hiperativo ou agitado, apenas um animal que não foi treinado. O adestramento é uma das maneiras encontradas por tutores para fazer com que seus bichos de estimação, seja cachorro ou gato, consigam agir de modo controlado para conseguirem o que querem.
A principal dica para o treinamento de um cachorro é ensiná-lo a sentar para pedir algo. Ou seja, toda vez que seu bicho de estimação quiser sair para passear, brincar ou estiver com fome, ele irá sentar. Nesses casos, ele pode se sentar próximo a porta, ao pote de ração ou da coleira, como forma de alertar o tutor de sua vontade.
Um profissional em adestramento poderá ajudar com o treinamento do animal, mas também é possível adotar as práticas em casa no dia a dia. Confira a seguir um vídeo que ensina como treinar o cachorro para sentar:
Não adianta oferecer um petisco para tentar fazer com que o cachorro se acalme. A melhor forma de acalmar um cachorro agitado é beneficiando suas atitudes tranquilas. Desta forma, ofereça petiscos sempre que ele se sentar quando solicitado, quando ele se acalmar ou quando tiver alguma ação positiva.
Essa prática vai fazer com que ele associe os momentos de calma a prêmios, como guloseimas, e logo o animal estará se comportando de maneira mais calma.
Às vezes o animal está agitado por ter passado muito tempo longe do seu tutor, o que é comum em casas onde o tutor trabalha. Por isso, ofereça a atenção que o seu cachorro precisa quando chegar em casa. Invista em momentos juntos brincando, ou apenas oferecendo carinho para o animal.
Se você não conseguir ficar em casa com muita frequência, e o animal se sentir sozinho, tente ir atrás de creches caninas. Esses estabelecimentos funcionam como centros de interação entre cachorros, e ainda contribuem para o adestramento do seu parceiro.
O cachorro tem um olfato bem mais apurado que o ser humano, devido a estrutura de seu nariz, que contém mais receptores. Logo, você pode investir em óleos essenciais que ajudam a acalmar os ânimos, para controlar seu cachorro agitado. Use difusores de óleo para aplicar a aromaterapia no bicho de estimação, e certifique-se que ele não irá consumir a substância. O óleo deve ser diluído antes de ser usado, para evitar danos ao pulmão do animal.
Alguns óleos essenciais usados para acalmar cachorro agitado são:
O seu bicho de estimação não vai ficar menos agitado se você também estiver. Fique de olho em seus sentimentos, se você estiver muito ansioso ou agitado, o seu cachorro pode refletir os sentimentos. Não tente acalmar a hiperatividade do animal gritando com ele ou brigando. Em vez disso, tente relaxar e estimular que seu cachorro faça o mesmo.
Cachorros podem desenvolver condições médicas como doença metabólica associada à disfunção hepática, hipertireoidismo e condições neurológicas, como a hiperatividade. Se a agitação do seu cachorro parece fora do comum, mesmo depois de aplicar todas as técnicas citadas acima, talvez seja hora de visitar um veterinário.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais