Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley divulgam dicas de como acordar bem

Afinal, como acordar bem de manhã? Para grande parte da população, acordar descansado e ativo pela manhã pode ser um desafio. Muitas vezes, embora tenhamos uma boa noite de sono, o despertar é difícil e uma parte do dia que muitas pessoas tendem a desgostar. 

Acordar mal ou sem descanso pode afetar o dia inteiro de uma pessoa. De fato, pessoas que não possuem uma boa rotina de sono são mais propensas a se sentirem letárgicas e cansadas durante o dia, com dificuldade de se concentrar e realizar atividades corriqueiras. 

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, analisaram o padrão de sono de 833 participantes para descobrir como acordar bem depois de uma noite de sono. 

Dormir com cachorro faz mal? Prós e contras

Como acordar bem de acordo com a ciência 

A análise dos participantes foi feita através de informações provenientes de relógios de pulso que usaram para registrar sua atividade física e quantidade, qualidade, tempo e regularidade do sono. Além disso, os participantes foram oferecidos uma variedade de refeições pela manhã e instruídos a manter diários de sua ingestão de alimentos; enquanto registraram seus níveis de alerta desde o momento em que acordaram e ao longo do dia.

A partir disso, os cientistas chegaram à conclusão de que o mistério de como acordar bem é, na verdade, uma prescrição de três partes exigindo exercícios físicos substanciais no dia anterior, dormir mais e mais tarde pela manhã e tomar um café da manhã rico em carboidratos, com açúcar limitado.

“Todos estes têm um efeito único e independente. Se você dormir mais ou mais tarde, verá um aumento em seu estado de alerta. Se você fizer mais atividade física no dia anterior, verá um aumento. Você pode ver melhorias com cada um desses fatores”, disse Raphael Vallat, bolsista de pós-doutorado da UC Berkeley e primeiro autor do estudo. 

Adicionalmente, embora a quantidade de exercícios seja associada a um despertar tranquilo, os cientistas alertam que a realização de atividades físicas à noite pode resultar em um pior estado de alerta matinal no dia seguinte. 

Em relação ao café da manhã, foi descoberto que uma refeição com alto teor de carboidratos foi associada a um maior estado de alerta matinal em relação a outras refeições compostas por uma quantidade média de gordura e carboidratos. Em contrapartida, refeições ricas em proteínas foram associadas ao menor estado de alerta em comparação com a refeição de referência.

Outras dicas de como acordar bem 

A pesquisa da UC Berkeley não foi o único estudo com um foco no bem-estar matinal. Ao longo dos anos, diversas outras análises foram feitas para concluir melhores métodos de como acordar bem

Confira algumas dicas: 

Não ative o modo soneca

Embora o modo soneca do seu telefone possa proporcionar alguns minutinhos extras de sono, esse ato confunde o relógio interno do seu corpo — o que te impede de acordar bem e alerta. Similarmente, tirar uma soneca pode interromper seu ciclo de sono e tornar mais difícil acordar sentindo-se descansado.

Acenda as luzes

Ao despertar, tente acender as luzes do seu quarto imediatamente. Isso ajuda a acordar o seu relógio biológico, além de dificultar o processo de adormecimento natural do corpo. 

Considere aromaterapia 

A aromaterapia pode te ajudar a ficar mais alerta. Aromas como hortelã, laranja, limão, cravo e patchouli podem despertar seus sentidos e energizá-lo pela manhã. 

Alongue-se

O alongamento é um dos métodos mais comuns de como acordar bem. Essa atividade ajuda na circulação sanguínea para os músculos, o que pode ser benéfico para pessoas que dormem em posições inadequadas. 

Posições de dormir: prós e contras das mais comuns

Beba água

É comum que logo depois do despertar as pessoas busquem uma fonte de cafeína para acordarem. No entanto, é indicado consumir pelo menos um copo de água antes de sua xícara de café. A água ajuda a reidratar o corpo e acelerar o metabolismo.

Além disso, ela diminui as chances de desidratação, uma condição que pode causar confusão, fadiga e tontura.

Coloque o despertador longe da cama

É um truque antigo, mas eficiente. Colocar o despertador longe da cama pode te ajudar a levantar com mais facilidade, uma vez que te faz levantar para desligá-lo. 

Evite a luz azul 

Antes de dormir, procure desligar qualquer tipo de aparelho eletrônico. A luz azul presente em celulares, tablets e computadores pode suprimir a produção natural de melatonina do organismo. Desligue ou deixe de mexer nesses aparelhos pelo menos 30 minutos antes do seu horário de dormir.

Durma de luzes apagadas

Um estudo publicado no jornal PNAS indica que a luz difusa, e até mesmo uma televisão ligada sem som podem ser prejudiciais ao sono e à saúde em geral. De acordo com as descobertas realizadas pelo Center for Circadian and Sleep Medicine na Northwestern University Feinberg School of Medicine, dormir com a luz acesa pode aumentar a frequência cardíaca e os níveis de açúcar no sangue de pessoas saudáveis. 

A luz, mesmo a de baixa incidência, é capaz de entrar até pelas pálpebras fechadas. Além disso, sua cor também é responsável pelo estímulo do cérebro. Luzes quentes como laranjas e vermelhas são menos estimulantes, e as luzes brancas e azuis podem ser mais prejudiciais. 

Por isso, apagando as luzes, você garante um sono de qualidade, podendo ser um método de como acordar bem no dia seguinte. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais