Adicionar nitrogênio ao solo naturalmente é fácil e ambientalmente amigável. Confira algumas dicas de como nutrir seu solo
O nitrogênio é um mineral essencial para o crescimento saudável das plantas. Ele pode ajudar na fertilidade do solo e no cultivo de frutas com mais qualidade e sabor. Confira algumas dicas de como corrigir a falta de nitrogênio no solo e, ao mesmo tempo, evitar o desperdício de alimentos.
O que é o nitrogênio?
O nitrogênio é um elemento químico importante para a vida na Terra. Normalmente, ele é um gás incolor, inodoro e sem gosto. Por ser o elemento mais abundante da atmosfera, ele compõe cerca de 78% do ar que respiramos.
Esse composto constitui toda matéria viva, tais como as bases nitrogenadas (RNA e DNA). Além disso, ele é imprescindível para o crescimento saudável das plantas. Isso porque todos os processos vitais das plantas estão associadas às proteínas, das quais o nitrogênio é um componente básico. Um exemplo disso é sua presença em enzimas, aminoácidos, células, auxinas e citocininas.
O que o nitrogênio faz no solo?
O nitrogênio aumenta a fertilidade do solo e possibilita vários processos fisiológicos. Isso significa que, quando absorvido, ele ajuda no crescimento e no metabolismo das plantas. Além disso, ele é um componente essencial da clorofila, que permite o processo de fotossíntese.
Destacam-se os principais benefícios do nitrogênio para o solo e plantas:
- Confere a cor verde-escuro às plantas;
- Promove o crescimento de folhas, caules e outras partes vegetais;
- Estimula o crescimento de raízes;
- Diminui o tempo de desenvolvimento das plantas;
- Melhora a qualidade das frutas;
- Favorece a absorção de outros nutrientes, tais como potássio e fósforo;
- Aumenta o teor proteico da forragem vegetal;
- Aumenta o processo de fotossíntese.
Por isso, fertilizantes nitrogenados estão entre os mais utilizados pela agricultura. No entanto, eles também são os que mais apresentam impactos ambientais. Para reduzir tais impactos, recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos.
Como saber se a planta precisa de nitrogênio?
A deficiência de nitrogênio pode provocar diversos problemas nos cultivos. No geral, os sintomas aparecem primeiro em folhas mais velhas. Alguns sinais comuns são um crescimento reduzido, clorose (folhas mais amareladas pela falta de clorofila), manchas vermelhas e roxas nas folhas e a diminuição do crescimento lateral do caule.
O que causa a deficiência de nitrogênio no solo?
Algumas circunstâncias comuns podem diminuir a quantidade de nitrogênio no solo. Essa deficiência geralmente ocorre em solos arenosos e drenados, que sofrem lixiviação. Um dos motivos está relacionado à irrigação excessiva e chuvas fortes, que levam os nutrientes embora pelo excesso de água.
Outro caso é a temperatura do solo, que interfere na absorção de nutrientes. Quanto mais frio o solo está, menos nutrientes as plantas conseguem absorver. Além disso, altos níveis de acidez, salinidade e outros minerais (zinco, magnésio e potássio) também estão entre as causas da carência de nitrogênio.
Como adicionar nitrogênio ao solo naturalmente?
Borra de café
Adicionar borra de café pode ajudar a melhorar os níveis de nitrogênio e a drenagem do solo. Você pode colocá-la direto no solo ou misturá-la em sua pilha de compostagem.
Casca de ovo
Ao acumular uma quantidade de cascas de ovo e esmagá-las bem, você pode ter um pequeno aumento de nitrogênio em suas plantas. Além disso, as cascas também são ótimas fontes de cálcio.
Rotação de culturas
Considere trocar os cultivos das plantas de vez em quando. Cultive feijões e leguminosas em solos onde anteriormente se cultivava plantas com deficiência em nitrogênio. Isso faz com que essas leguminosas fixem o nitrogênio no solo pelo processo de simbiose com bactérias fixadoras.
Compostagem
A compostagem utiliza de sobras de alimentos e outras matérias orgânicas para transformá-las em húmus. Esse produto é considerado rico em nutrientes e pode ser aplicado em solos com baixos teores de nitrogênio. Tal prática não beneficiará apenas seu jardim, mas também todo o planeta.