Aprender como armazenar gengibre pode ajudar a acabar com o desperdício, usufruindo do alimento por mais tempo. Pertencente à família Zingiberaceae, o gengibre é uma das especiarias mais saudáveis do mundo, podendo ser encontrado em pó, seco ou fresco.
O gengibre é popular na alimentação humana há mais de dois mil anos. Para você ter uma ideia, naquela época os chineses já conheciam bem seus benefícios. Como medicamento natural, o gengibre era utilizado para tratar náuseas, dores de estômago e diarreia. Com o avanço da ciência, descobrimos que essa raiz é benéfica no combate a muitos outros males.
Entre seus benefícios, a raiz pode prevenir a enxaqueca, tratar o enjoo, reduzir os sintomas da diabetes, diminuir as dores resultantes da artrite, prevenir e tratar sintomas de gripes e resfriados e ajudar a emagrecer. Para entender mais sobre as propriedades do gengibre, confira nossa matéria:
Mas afinal, como armazenar o gengibre? Se feito do modo incorreto, a raiz pode secar e perder seu gosto distinto. Desse modo, aprender o jeito certo pode ajudar a manter o alimento por mais tempo, além de evitar o desperdício.
Confira algumas maneiras de armazenar gengibre:
Na geladeira, o gengibre pode durar até três semanas se armazenado corretamente. Para armazená-lo na geladeira, deixe a casca intacta e coloque o alimento na gaveta de vegetais. Se quiser, você também pode deixá-lo em um recipiente fechado com tampa — olhando de vez em quando para se certificar que ele não mofou.
Ele também pode ser armazenado em bebidas alcóolicas. Chamadas de bebidas espirituosas, esses líquidos possuem álcool destilado e ajudam a manter o gengibre fresco. O mais comum usado para armazenamento é o xerez, mas vodca, rum e gin também podem ser utilizados.
Contudo, é recomendado o uso de bebidas claras, uma vez que líquidos escuros podem dificultar a visualização do gengibre e seu estado. Preservado no álcool, ele pode durar até seis semanas.
Se não quiser guardar o alimento na geladeira, você pode preferir deixá-lo no armário ou no balcão. Porém, esse tipo de armazenamento é recomendado para o uso quase imediato do gengibre, uma vez que sem a refrigeração, ele só dura por volta de uma semana.
Congelar o gengibre é um ótimo método de conservação para evitar o apodrecimento e desperdício da raiz. É só descascá-lo e colocá-lo em um recipiente no congelador. Se preferir, pique-o primeiro para facilitar o seu preparo.
No freezer, o gengibre pode durar até seis semanas.
Para aproveitar ainda mais o gengibre sem desperdiçá-lo, procure fazer o gengibre em conserva! Típico da culinária japonesa, o shoga gari é saboroso e possui os mesmo benefícios do gengibre in natura.
Confira a receita e o modo de preparo aqui:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais